noticias-corporativas

Associação quer ampliar parceria com prefeituras e implantar gratuitamente coletores de lâmpadas usadas em ecopontos

Com coletores instalados junto a ecopontos em 29 municípios de 8 estados, entidade quer ampliar adesão e estimular a logística reversa desses materiais

São Paulo, SP 11/8/2021 –

Com coletores instalados junto a ecopontos em 29 municípios de 8 estados, entidade quer ampliar adesão e estimular a logística reversa desses materiais

Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público.

Um exemplo de proximidade com os consumidores são os ecopontos, instalados por prefeituras municipais ou secretarias de Meio Ambiente em diversas cidades do país, que pela conveniência e praticidade ganham papel fundamental na logística reversa de lâmpadas.

Com o objetivo de estimular o descarte correto desses materiais, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, implantou pontos de coleta em ecopontos de 29 municípios em oito estados (Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e vai disponibilizar gratuitamente mais coletores, para regiões pré-determinadas pelo Acordo Setorial.

Qualquer município pode ter um coletor Reciclus gratuitamente e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta. Ter um coletor Reciclus no ecoponto facilita o descarte pelos consumidores e contribui para criar no público uma maior consciência ambiental.

Sem contar que, ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Atualmente, a Reciclus conta com 2.761 pontos de coleta em 587 municípios de todas as regiões do país, e quer ampliar sua atuação. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 16 milhões de lâmpadas.

As prefeituras interessadas em aderir ao programa Reciclus e implementar um coletor nos ecopontos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Mais informações: www.reciclus.org.br

Website: https://www.reciclus.org.br

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade