noticias-corporativas

Uma em cada quatro pessoas não se sente valorizada no trabalho

Inclusão e diversidade reforçam reflexões e práticas do mundo empresarial no âmbito Social das ações ESG

São Paulo 14/7/2022 – Promover a diversidade que inclui pessoas com deficiência entre seus colaboradores, fornecedores e clientes, pode possibilitar uma vantagem competitiva.

Inclusão e diversidade reforçam reflexões e práticas do mundo empresarial no âmbito Social das ações ESG

Uma em cada quatro pessoas não se sente valorizada no trabalho, segundo o relatório “Transforming Enterprises through Diversity and Inclusion”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados chamam a atenção do mundo empresarial quanto às ações de inclusão, igualdade e valorização da diversidade.

Ainda nesse âmbito, a OIT ressalta que as pessoas que se sentem incluídas estão em cargos mais altos, uma vez que 92% dos funcionários consultados pelo estudo disseram que se sentiam incluídos e que a diversidade era respeitada e valorizada no trabalho, em comparação com 76% das pessoas de nível inferior.

Conforme o relatório, os altos níveis de igualdade, diversidade e inclusão estão ligados à maior inovação, produtividade e desempenho, recrutamento e retenção de talentos e bem-estar da força de trabalho.

Outra realidade que ganha destaque é a inclusão de pessoas com deficiência nos quadros de funcionários das corporações. Segundo a OIT, esse grupo representa cerca de um bilhão ou 15% da população mundial, e aproximadamente 80% delas estão em idade permitida para o trabalho.

De acordo com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, as corporações estão percebendo que, promover a diversidade que inclui pessoas com deficiência entre seus colaboradores, fornecedores e clientes, pode possibilitar uma vantagem competitiva. Pontualmente, a Plataforma de Liderança para o Desenvolvimento exemplifica que as pessoas com deficiência no Reino Unido têm um poder de compra combinado de US$ 100 bilhões.

O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, enfatiza que as realidades de inclusão e diversidade estão totalmente atreladas ao pilar Social das ações ESG, que aborda a responsabilidade quanto ao impacto da empresa em relação à comunidade com respeito aos direitos humanos e diversidade da equipe.

“A organização que implementa iniciativas ESG e se empenha na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tende a valorizar a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, possibilitando acesso a uma série de benefícios, tanto para a corporação quanto para os colaboradores. Times que apostam nessa aprendizagem somam os melhores resultados”, conclui.

Website: http://www.laqi.org

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade