noticias-corporativas

Yamê Reis lança o livro O Agronegócio do Algodão e promove amplo debate ao tema

A socióloga e designer de moda Yamê Reis lança esse mês o livro O Agronegócio do Algodão: meio ambiente e sustentabilidade, no qual revela, através de uma profunda pesquisa científica, como o agronegócio construiu seu discurso falsamente sustentável no Brasil.

Rio de Janeiro, RJ 30/11/2021 – A ideia do livro é despertar o debate sobre o algodão que nos veste, que nos conforta, mas que infelizmente produz impactos negativos na esfera socioambiental.

A socióloga e designer de moda Yamê Reis lança esse mês o livro O Agronegócio do Algodão: meio ambiente e sustentabilidade, no qual revela, através de uma profunda pesquisa científica, como o agronegócio construiu seu discurso falsamente sustentável no Brasil.

O debate sobre a sustentabilidade na moda, apesar dos enormes avanços dos últimos anos, ainda mantém pontos obscuros já no início da cadeia de valor no campo brasileiro. Em 3 capítulos curtos e fundamentados em dados, “O Agronegócio do Algodão” faz uma abordagem crítica sobre a sustentabilidade da produção, dos ecossistemas do algodão, e aos desafios que a emergência climática impõe à continuidade deste modelo de produção.

“Espero que esse livro desperte o debate sobre o algodão que nos veste, que nos conforta e aquece, mas que hoje produz impactos socioambientais ao longo da sua cadeia produtiva que precisam ser enfrentados com coragem e determinação. O Brasil é o segundo maior exportador global de algodão, mas precisa se dissociar da indústria química que o transformou no maior consumidor mundial de agrotóxicos, intoxicando o solo, os rios, os agricultores e destruindo a nossa rica biodiversidade”, diz Yamê Reis.

O ecologista e ex-Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assina o prefácio: “O olhar da Sociologia combinado com uma prática já consolidada de militância ecológica e de sucesso no mundo da moda, levaram Yamê a um conhecimento exato de como tudo isso funciona. Ela nos convida a um itinerário poucas vezes trilhado de pensar do que as roupas foram feitas, por quem elas foram feitas e que veneno foi usado na sua produção.”

O livro, que já está à venda, será lançado virtualmente no evento de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week, no dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 14h, pelo canal do YouTube.

Yamê Reis é designer de moda, palestrante e mestre em Sociologia Política, e fundadora do Rio Ethical Fashion, o maior Fórum de Moda Sustentável da América Latina. É coordenadora do curso de Design de Moda do Istituto Europeo di Design no Rio de Janeiro; membro convidada da Comissão dos Direitos da Moda da OAB-RJ, e membro da Union of Concerned Researchers in Fashion (UCRF).

Foi gestora de Criação em empresas como Cantão, Totem, Le Lis Blanc e Mercatto. Yamê atuou em projetos pioneiros como Amazon Life (1993), produziu e desfilou a primeira coleção feita com tecidos de hemp para sua marca autoral Yamê Reis (1994) e lançou no Fashion Rio o primeiro jeans orgânico nacional, uma parceria do Cantão com o selo NOW (Natural Organic World) (2007).

Livro à venda pelo site: https://www.livrosilimitados.com.br/product-page/o-agronegócio-do-algodão

Website: https://www.livrosilimitados.com.br/product-page/o-agronegócio-do-algodão

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade