Artigo

A Poesia é Pop!

Foto: Jhenni Quaresma

Olá, a partir de agora estaremos sempre presentes aqui com vocês no Portal Lado B. Este será um espaço para arte e principalmente para a poesia. Neste primeiro artigo começamos falando sobre a poesia pop, essa que levamos como bandeira para todo o Brasil em nossas redes sociais e apresentações.

A escritora portuguesa Matilde Campilho disse em um de seus textos “Eu não sei os nomes / dos poetas todos mas sei que os poetas / todos são os novos roqueiros”. Esse trecho nos faz refletir como a poesia assim como o rock ganhou seu lugar de destaque na vida das pessoas. Hoje o poema tem se desdobrado além de textos, também em imagens e sons.

As redes sociais trouxeram a poesia para o dia-a-dia de todos nós. Agora ela está lá quando você abre o Tumblr, Instagram, Facebook ou Youtube. Quando nós @poetasazuis criamos o perfil no Instagram em 2015 estávamos procurando um meio de interagir com as pessoas por meio da palavra poética, nem sabíamos que a procura ia ser tão grande, a poesia realmente é pop, é popular na vida das pessoas que curtem, marcam amigos e compartilham diariamente textos nas redes sociais. Hoje são milhares de poetas que trabalham na divulgação do seu trabalho nas redes sociais, alguns mais populares com alguns milhões de seguidores como @lucaoescritor, @eumechamoantonio e @akapoeta que começaram seus trabalhos nas redes e hoje já têm livros publicados.

Outros escritores vêm lutando para conquistar seu espaço e mesmo com os famosos algoritmos das redes sociais que influenciam no alcance e números de likes, as redes sociais ainda sim são um espaço democrático para todos os novos poetas porque nesse lugar existe público para todos. E como já disse Maria Bethânia em uma entrevista “o mundo precisa de poesia”, então vamos espalhar a palavra poética aos quatro cantos.

Nós além das redes sociais também levantamentos debates, conversas e buscamos sempre novos espaços para falar da poesia, seja virtual ou em publicações o importante é acessar as pessoas, deixar o poema próximo, fazer da palavra nosso guia, e é isso que vocês leitores vão encontrar nos próximos artigos aqui com a gente. O poema.

Abraços azuis, de Pedro e Thiago.

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne mais de 100 mil seguidores no Instagram

Poetas Azuis

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (7)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade