Notícias

A PRÉ-MATRÍCULA JÁ COMEÇOU! Veja passo a passo como almejar uma vaga!

Começa nesta segunda-feira, 27, a pré-matrícula, processo inicial para garantir uma vaga em escolas de Macapá e Santana. É este o momento do aluno escolher a escola em que pretender estudar.

A pré-matrícula será feita exclusivamente pelo site www.escolapublica.ap.gov.br. A abertura do sistema será a partir das 14h, para todos aqueles que realizaram, ou não, a Chamada Escolar/Recenseamento Escolar 2020.

O calendário para o procedimento, que foi feito de acordo com as etapas e modalidades da educação básica ofertas pelo Governo do Estado.

Primeira etapa

Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, a pré-matrícula inicia no dia 27 de janeiro e segue até 29. O processo dos ensinos Fundamental II e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) é entre 3 e 4 de fevereiro.

Segunda etapa

Já a matrícula é de forma presencial, pois é a hora da entrega dos documentos obrigatórios do estudante na instituição escolhida, e deve ser feita até um dia após a pré-matrícula.

Os processos têm o objetivo de atender as vagas disponíveis em cada escola, identificadas também no reordenamento escolar do ano letivo de 2019.

Confira o cronograma da rede estadual:

Documentação

Para fazer a inscrição online na pré-matrícula, serão pedidos os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento
  • CPF
  • Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Carteira de identidade
  • Comprovante de residência dos pais ou responsável

Concluída a pré-matrícula, o interessado com matrícula confirmada deverá entregar os mesmos documentos exigidos na unidade escolar pretendida, nos dias acima estabelecidos, nos horários de 8h as 11h30 e das 14h às 17h30.

Exceções

Nas escolas estaduais de gestão compartilhada com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para o preenchimento das vagas do 6º ano do Ensino Fundamental foi adotada Chamada Pública e Sorteio Presencial, regido por edital próprio.

As escolas de gestão compartilhada são:

  • E. Risalva Freitas do Amaral (Macapá)
  • E. Antônio Messias Gonçalves da Silva (Macapá)
  • E. Afonso Arinos de Melo Franco (Santana)

Vagas remanescentes

Após o período de matrícula, o sistema abrirá novamente para a oferta de vagas remanescentes de todas as séries/anos/fases/etapas da Educação Básica. Para essas vagas, a pré-matrícula será de 10 a 12 de fevereiro e a matrícula de 11 a 13 de fevereiro.

Nome social

Após a efetivação da matrícula, os alunos poderão incluir, a pedido dos interessados, além do nome civil, o nome social nos registros escolares internos.

Para menores de idade, a inclusão poderá ser feita mediante autorização, por escrito, dos pais ou responsável legal, ou por decisão judicial (Artigo 1° e 2° da Resolução n° 055/14-CEE/AP).

Demais municípios

Aos que realizaram a Chamada Escolar para estudar nas escolas estaduais dos outros 14 municípios do Estado, bem como aos interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais das zonas rurais dos municípios de Macapá e Santana, basta levar os documentos na unidade escolar pretendida para confirmação de matrícula.

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade