Notícias

Ação do Incra garante mais de 250 mil reais para mulheres agricultoras do assentamento do Cujubim

O crédito mulher é uma das nove modalidades do crédito instalação, oferecidos pelo Incra para famílias que moram nos assentamentos.

 

Moradoras do assentamento de Cujubim, localizado no município de Pracuuba, localizado à 280 quilômetros de Macapá, receberam o documento assinado pelo superintendente do Incra Amapá, Fábio Muniz, que garante a elas o Crédito Mulher, benefício aplicado pelo Incra  que é direcionado para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento. O valor é de até R$ 5 mil, em operação única, por unidade familiar. Os documentos foram entregues para as assentadas durante evento na Agrovila, realizado pela Prefeitura de Pracuuba.

O Assentamento de Cujubim tem capacidade para abrigar aproximadamente 220 famílias, de acordo com o superintendente do Incra Amapá, Fábio Muniz, atualmente 178 famílias ocupam o local e 50 assentadas receberam o recurso. “Fizemos a entrega do Crédito mulher para as assentadas do Cujubim, é uma alegria enorme, pois sabemos a realidade dessas famílias, isso tudo foi possível graças a articulação do Senador Davi Alcolumbre, que conseguiu que esse recurso voltasse para o Incra”, comenta.

 

O crédito mulher é uma das nove modalidades do crédito instalação, oferecidos pelo Incra para famílias que moram nos assentamentos. O recurso é direcionado para implantação de projeto produtivo sob a responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento. No Amapá o investimento está sendo executado pela parceria entre Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), podendo também ser trabalhado diretamente com as prefeituras.

“São esses produtores rurais, da pequena agricultura, que levam o alimento em nossas mesas, e é claro que precisamos olhar para os assentados e produtores rurais, sabemos as carências, as dificuldades, estamos aqui para assumir compromisso, buscar resolução dos problemas dentro do tempo que é possível, o Crédito Mulher vem trazer esperanças para essas famílias e vamos continuar trabalhando em busca de mais recursos “, comenta Senador Davi Alcolumbre.

 

Durante sua fala, o Senador Davi Alcolumbre informou ainda que após 15 anos, o estado do Amapá vai voltar a receber investimento para construção de casas populares para os assentados. “Há 15 anos o Amapá não recebe recursos para construção de casas nos assentamentos, depois de muito tempo, conseguimos 54 milhões de recursos para construção de casas para os assentados do estado, serão cerca de 1500 unidades”, declara Davi.

O evento realizado para Prefeitura de Pracuuba, ofereceu à comunidade de Agrovila serviços de emissão de documentos, como RG e cartão do SUS, exames de glicemia e covid-19, entre outros serviços. Além do Senador Davi Alcolumbre e o Superintende do Incra Amapá, Fábio Muniz, estiveram presentes a deputada Federal Aline Gurgel, o prefeito de Pracuuba, Junior Leite, o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, vereadores do município de Pracuuba  e representantes do Rupap.

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade