Entretenimento

Analú Faria traz o circo para o Um Novo Olhar, em apresentação em vídeo que estreia no dia 27 de agosto

Atriz e trapezista cega mostra sua versatilidade em movimentos de acrobacia

e interpretando a palhaça Pinduca em apresentação no site www.umnovoolhar.art.br

 

Na próxima quinta-feira dia 27 de agosto, às 18h, no site do Projeto Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br), estreia o vídeo Circo para Todos, da artista deficiente visual Analú Faria. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curadoria de sua Escola de Música.

Em cena, a atriz, acrobata e trapezista Analú diverte o público com um show dividido em duas partes. Em uma delas, interpreta a atrevida palhaça Pinduca, que não enxerga o mundo como a maioria de nós, mas não se preocupa com isso, bastando a ela apenas de um balde de pipoca, um controle remoto e muita imaginação.

A outra parte do espetáculo é uma apresentação de acrobacia, em que ela conta com a parceria de Elder Oliveira – artista que tem no currículo atuações em grandes companhias internacionais, como Universoul Circus, Ringling Brothers Circus e Cirque Du Soleil. Além da apresentação, os artistas também falam sobre suas trajetórias, procurando mostrar que o circo pode ser para todos.

O fato de ter nascido com baixa visão não impediu a Carioca Analú Faria de ser professora de Educação Física e, anos mais tarde – depois de perder totalmente a visão –, ela se reencontrou nas artes do circo e do teatro. A artista estudou no Teatro Tablado e cursa a Escola de Teatro Martins Pena; esteve na Escola Nacional de Circo e recentemente, após diversos trabalhos artísticos, formou-se no Circo Crescer e Viver. Hoje, atua na Cia ILTDA e no coletivo Du’Velhomoço. “A cegueira não é uma prisão, prisão é deixar de viver por conta da cegueira”, afirma.

Sobre o projeto:

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

 

Funarte – Assessoria de Comunicação

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade