Notícias

Campanha de Suplementação de Vitamina A busca diminuir ausência do nutriente em crianças

Foto: Max René

 

A vitamina A tem diferentes funções no organismo, contribuindo, por exemplo, na saúde visual. Mas o corpo não produz essa vitamina, que pode ser encontrada em verduras, frutas e legumes amarelos. Para suprir essa carência, a Prefeitura de Macapá oferece durante todo o ano a suplementação nas Unidades Básicas de Saúde.

 

O suplemento é voltado para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Paralelo ao dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Secretaria de Saúde aplicou 2.700 doses da vitamina. A suplementação inicia aos seis meses de idade e, a cada seis meses, as crianças fazem nova dose até que completem cinco anos.

 

Algumas mudanças na alimentação contribuem para a absorção dessa vitamina. “Ela é encontrada quase que, exclusivamente, em produtos animais e vegetais, como couve e cenoura. Por isso, é importante que os pais adotem hábitos mais saudáveis, além de levar seus filhos a uma UBS para a suplementação a cada seis meses”, explica a coordenadora municipal do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

 

Para que a criança receba o suplemento, os pais devem procurar orientações junto à equipe de nutrição das unidades com a caderneta da criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído no Brasil em 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a Hipovitaminose A e a mortalidade e morbidade em crianças dessa faixa etária.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade