Notícias

Chuva intensa causa transtornos para moradores de Macapá

Canal do Beirol (Foto divulgada em rede social)

Quantidade de chuva esperada para todo o dia, foi marcada em período de apenas 1 hora.

 

Ruas alagadas, canais transbordados e pessoas com as casas invadidas pela água, assim foi a manhã e início da tarde desta quarta-feira, 24. De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renováveis (NHMET-IEPA) a previsão era de cerca de 40mm de chuva, mas em um período de uma hora, choveu acima do esperado.

Foto: Portal Lado B

Quem precisou sair de casa teve dificuldade em trafegar em alguns trechos da cidade, devido os alagamentos, várias ruas do bairro central ficaram totalmente alagadas. De acordo com o meteorologista e gerente do NHMET-IEPA, Dr. Jefferson Vilhena a previsão já estava marcando uma incidência de chuvas intensas para o estado, mas após às 11h da manhã, foi verificado a intensificação do sistema de acúmulos de chuva. “o nosso boletim de hoje estava marcando chuvas intensas com acumulados variando de até 40mm, que era nossa margem considerável, mas tivemos uma intensificação no sistema meteorológico no final da manhã e início da tarde, com chuvas vindas da região do Marajó e áreas próximas, o que fez o sistema meteorológico ganhar força e atingir a capital com acumulado de 46,6 em apenas 1h.

Ainda de acordo com DR. Jefferson os dados mostram que nestas primeiras 13 horas desta quarta-feira (24), já choveu cerca de 92 mm, superando a previsão, que seria 40mm em 24h.

Moradores em locais próximos às áreas de ressacas ficaram isolados

Pessoas que moram próximo ou em áreas de ressaca sentiram o grande impacto da chuva, canais com grande acúmulo de lixo transbordaram, fazendo com que muitas casas fossem para o fundo. “Minha casa está no fundo, não tenho para onde ir, acreditamos que o canal da Av. 13 de Setembro esteja entupido, tentamos ligar para algum órgão da prefeitura, mas não sabemos como estão trabalhando nessa pandemia, não conseguimos contato com ninguém”, conta a dona de casa Maria Ramos de Oliveira, mora em uma área de ressaca na zona sul da cidade.

 

Nas redes sociais, pessoas divulgaram imagens e vídeos de diversos pontos de alagamentos. Houve um registro da queda de uma árvore de médio porte em cima de um carro, o acidente ocorreu na Rua Eliezer Levi, bairro central, não houve feridos.

Árvore caiu em cima de veículo que estava estacionado, não houve feridos. (Imagem rede social)

A produção do Portal lado B entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Macapá, que informou que equipes da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMC) e também das Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura Urbana e Zeladoria Urbana, estão nas ruas desde às 8h da manhã.

Também por meio de nota, a Defesa Civil Estadual informou que trabalham no monitoramento dos pontos de alagamento e também que receberam registros de ocorrências de quedas de árvores e alagamentos, concentradas no centro da cidade.

 

 

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (7)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade