Notícias

Começam os preparativos para dia D de vacinação antirrábica em Macapá

Foto: Arquivo Semsa

 

O Município se prepara para o dia de mobilização da vacinação antirrábica, que ocorrerá neste sábado, 22. O dia D é a continuidade da campanha, que acontece na capital e em distritos de Macapá. Durante todo o ano, a prefeitura tem como meta vacinar 38.056 cães e 9.313 gatos, massificando as ações de prevenção do Programa de Controle da Raiva.

 

Para esse dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá disponibilizar 49 postos de vacinação, divididos entre unidades de saúde, escolas e alguns dispositivos públicos. A vacina é específica para cães e gatos a partir de dois meses de idade, a única contraindicação é para animais doentes.

 

A vacina fica disponível durante todo o ano no Canil Municipal, de segunda a sexta-feira, onde os donos podem levar seus cães e gatos para receber a dose ou levá-la para administrar em casa. Para levar a vacina, o dono do animal deve ter um isopor com gelo para o armazenamento.

 

A vacina antirrábica

 

É a forma mais eficaz de proteger os animais contra a raiva. Como toda medicação pode apresentar algumas reações, as principais causadas pelas vacinas são febre alta, falta de apetite, o animal fica muito quieto, aparenta tristeza e pode haver também queda de pelos no local onde a substância foi aplicada. O sintoma mais comum é dor no local da aplicação.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade