Sementes de cominho

 

Um dos temperos mais usados na região Norte do país é o cominho. Mas você sabia que pode consumir a erva fresca e não somente as sementes trituradas? A Prefeitura de Macapá, por meio do Projeto Horta Vitrine, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), mostra como é possível ter esse condimento fresco plantado em casa ou em hortas comunitárias.

 

O técnico agrícola Cícero Matias explica como fazer o plantio desse condimento, que deixa o alimento com sabor especial. “O plantio do cominho não tem segredo, é da mesma forma que das hortaliças. As sementes devem ser plantadas em copinhos ou sementeira e, após um período de cerca de 20 a 30 dias, já pode ser passado para o canteiro ou vaso. Mas existe uma outra forma de plantar o cominho, que é por meio do galho. Basta colocar na terra um pedaço do galho e cuidar, logo irá criar raízes”, explica.

Olga Monteiro, nutricionista e coordenadora de alimentação do município

 

Segundo a nutricionista e coordenadora de Alimentação do Município, Olga Monteiro, esse tempero possui muitas propriedades benéficas à saúde. “O cominho é uma erva muito utilizada no tempero de alimentos, mas o que poucas pessoas sabem é que esse condimento possui muitas propriedades nutricionais. É uma erva com ação antioxidante, é um alimento funcional, também é fonte de cálcio, vitamina B1 e B2, além de possuir substâncias biologicamente ativas”, informa.

 

E os benefícios não param por aí, segundo Olga, o cominho também é um forte aliado na ação digestiva e combate à flatulência, aqueles gases que incomodam, é desintoxicante hepático. “Além de todos os benefícios, existem estudos que apontam que as substâncias fotoquímicas presentes no cominho são fortes aliadas à prevenção do câncer urológico”, conta Olga.

 

Já na gastronomia, o condimento é amplamente utilizado em caldos e ensopados, apresenta sabor levemente picante e ajuda a reduzir a adição de sal, que em excesso prejudica a saúde. “Buscamos mostrar para a população que é possível ter uma alimentação saudável com plantas de nossa região e de fácil cultivo. A Horta Vitrine é para isso, todos os dias nossos técnicos cuidam e realizam plantio de novas espécies, além de atender a todos que buscam informações ou até mesmo mudas para começar a horta em casa, na comunidade e/ou escolas”, comenta o titular da Semdec, Rodrigo Carvalho.

 

A Horta Vitrine fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na área interna da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), localizada na Rua Manoel Eudóxio Pereira, nº 2438, bairro Trem.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec