Ter um bom plano de marketing político digital hoje é uma necessidade de todo candidato que busca o sucesso. É preciso se aproximar das pessoas, ouvir as suas necessidades, trocar ideias, discutir propostas… E qual a forma mais eficiente de fazer isso se não por meio da internet?

O mundo é digital. Até a urna agora é eletrônica. Nas eleições desse ano, haverá a maior votação por identificação biométrica, ou seja, o reconhecimento da maioria dos eleitores será feito por impressões digitais e não mais pelo título de eleitor. Ou seja, estar nessa mesma frequência é uma necessidade.

Veja agora algumas dicas para você fazer uma boa campanha de marketing político digital:

1. Forme uma equipe competente

A internet é tão democrática que imprime a falsa ideia de que todo mundo entende de marketing. Colocar um blog no ar, criar uma fan page no Facebook ou um perfil no Twitter é muito fácil.

Mas para produzir conteúdo de qualidade, engajar, interagir, avaliar as métricas, mudar o foco da estratégia quando necessário e trabalhar para que as pessoas de fato se alimentem desse conteúdo é preciso ser profissional. Não subestime a importância de uma assessoria!

2. Faça um planejamento das mídias que serão utilizadas

O candidato que já tem uma presença digital pode ganhar uma pequena vantagem competitiva. É importante ter um site ou um blog com o perfil do candidato, um resumo da sua biografia, projetos que desenvolveu ou pretende realizar na comunidade, galeria de fotos, etc.

Com o crescimento do número de usuários de internet via smartphones, é preciso se atentar ao fato de que o site deve ser responsivo, ou seja, estar adaptado ao formato mobile. Para ajudar com isso, a plataforma WordPress é muito recomendada por profissionais de marketing.

As redes sociais também oferecem recursos ideais para quem precisa interagir com o público. Em meio a tantas opções — Facebook, Twiter, Instagram, Snapchat, Google+, entre outras —, é preciso fazer a escolha daquelas que são as mais populares entre os seus eleitores.

3. Invista em conteúdo para uma boa campanha de marketing político digital

O que o Google sabe a seu respeito? Que tipo de informação vai aparecer no buscador quando alguém digitar o seu nome? Quanto mais ele souber, mas facilmente as pessoas saberão. Mas como fazer isso? Primeiro, preste atenção no que não fazer: publicidade.

Parece meio absurdo afirmar que um candidato não deve fazer publicidade na internet, mas existe um jeito novo de fazer “publicidade” sem parecer invasivo ou chato: por meio de estratégias de marketing de conteúdo.

Essa técnica utiliza criatividade e pesquisa para produzir conteúdos relevantes e atrativos para um determinado público. Os formatos são diversificados: artigos, crônicas, texto jornalístico, podcasts (texto em áudio), vídeos, etc. O objetivo é ajudar as pessoas que buscam informação e, ao mesmo tempo, conquistar autoridade naquele assunto e engajar mais seguidores.

4. Elabore um calendário editorial

Todo o conteúdo que será publicado na internet precisa de uma organização. É preciso criar as pautas dos assuntos que serão abordados com antecedência e definir quais os formatos de cada uma (texto, post, vídeo, etc.).

Feito isso, basta organizar o calendário editorial, uma espécie de agenda com a programação de todas as publicações de acordo com o que foi planejado.

5. Interaja com o seu público

Nenhuma estratégia de marketing poderá apresentar resultados se você não der atenção para o seu público na internet. Jamais deixe alguém sem resposta. É extremamente importante que você tenha um assessor para moderar essa interação.

Outro fator essencial é saber se comportar diante das críticas. Na internet, as pessoas geralmente se sentem mais à vontade para ofender e reclamar, mas mantenha a calma e responda com a mesma atenção e simpatia.

Uma campanha eficiente de marketing político digital viabiliza uma comunicação mais próxima com as pessoas, pois elas estão conectadas 24 horas por dia em casa, no trabalho, na rua, em todos os lugares.

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Apaixonado por Marketing, há 5 anos Gestor de Marketing Digital pela SitesWeb e ToT Marketing. Especializado em Anúncios Pagos na Internet. Jogador de Xadrez Nível Ruím. Pai do Luís Otávio!