Notícias

COSEMS/AP homenageia atuação das equipes de saúde de Vitória do Jari e Pedra Branca pelo desempenho no Programa Previne Brasil

As Secretarias de Saúde dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Vitória do Jari foram reconhecidas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) pelo desempenho no Programa Previne Brasil, do Governo Federal, com o mérito “Atenção Primária de Qualidade no Amapá” pelas notas acima de 7 na avaliação quadrimestral. A entrega da homenagem aconteceu durante a VII Assembléia do Conselho, quando também foram debatidas outras pautas de interesse das gestões municiais e da sociedade.

 

O Programa Previne Brasil é um incentivo para que as gestões municipais aumentem o acesso da população aos serviços da Atenção Primária. O Ministério da Saúde (MS) realiza repasse aos municípios de acordo com o número de pessoas cadastradas nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (eAP), levando em consideração o desempenho das equipes no atendimento. O MS avaliou que a secretaria de Vitória do Jari, no 3º quadrimestre de 2020, mereceu a nota acima de 7, assim como Pedra Branca do Amapari, que também obteve a mesma pontuação no 1º quadrimestre de 2021.

 

“Estes incentivos financeiros são importantes para que cada vez mais as equipes aumentem a qualidade e acesso aos serviços prestados à população. Estes profissionais estão diariamente trabalhando para que mais pessoas sejam recebam atendimento médico de qualidade e a população tenha mais acesso ao SUS. São médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem e saúde bucal, todos com o mesmo objetivo, e merecem ser contemplados”, considera Marcel Menezes, presidente do COSEMS/AP.

 

Durante a Assembleia do Conselho, que reuniu os secretários de saúde de todos os municípios de forma presencial e virtual, foi tratado também sobre o fluxo e rotinas na maternidade Mãe Luzia e assistência farmacêutica às grávidas, por diretores e assessores desta unidade de saúde; fortalecimento da Gestão Municipal do SUS nos municípios já visitados pelos apoiadores do COSEMS em 2021; e ainda sobre vacinação, equipamentos para atendimento do projeto Telemedicina e câmeras refrigeradas para as salas de imunização e saldos remanescentes.

 

Assessoria de comunicação

COSEMS/AP

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade