Política

Educação: melhorias, projetos, programas de governo e atendimento humanizado marcam gestão da Secretária Goreth Sousa frente à Seed

Nos últimos cinco anos, os amapaenses puderam observar grandes avanços na área da educação no estado do Amapá. Atualmente a secretaria estadual de educação é administrada pela professora Maria Goreth da Silva, que não mede esforços para que a rede de ensino estadual possa oferecer as melhores condições de ensino para os estudantes amapaenses. Com uma equipe técnica que trabalha sem medir esforços, a Seed tem buscado atender as necessidades dos alunos, principalmente durante o período da pandemia.

Educadora e servidora pública há 35 anos, Goreth assumiu a Secretaria Estadual de Educação (Seed), em 2016 e de lá para cá tem trabalhado incansavelmente para a construção das práticas educacionais, onde as escolas públicas possam ofertar ensino de qualidade de forma igualitária, atendendo as necessidades da comunidade escolar.

Nos últimos cinco anos houve a implementação na educação de 3 programas estratégicos: Programa Criança Alfabetizada, voltado para a alfabetização das crianças na idade certa, o Programa Travessia, que é voltado para o combate à distorção idade série dos estudantes do 6° ao 9° ano e as escolas do Novo Saber ( em tempo integral) que são voltadas para os estudantes do ensino médio, o Amapá tem 25 escolas de tempo integral, criadas a partir da gestão da secretária Goreth.

Outro ponto observado é que nos últimos cinco anos a secretaria que antes possuía muitos problemas administrativos, inclusive com ações da polícia federal, mantém uma rotina sem escândalos. Ao assumir a pasta, Goreth se deparou com um rombo de cerca de R$ 1 bilhão de reais, que já foi reparado e atualmente a secretaria trabalha na reestruturação das escolas e essas melhorias são observadas por pais de alunos.

“Quando matriculei meu filho na escola para ensino integral tive um pouco de medo, pois não sabia como ele passaria o dia lá, se ia ficar bem, se alimentar, mas depois que acompanhei e percebi o quanto o ensino melhorou e a escola dava o suporte que ele precisa, um aperto do peito saiu”, relata D. Regina Matos, mãe de um aluno da Escola Estadual Firmo do Nascimento, localizada no bairro do Trem, zona sul da cidade.

A secretária Maria Goreth da Silva e Sousa é educadora, servidora pública há 35 anos, especialista em educação com MBA em gestão de pessoas, além de ser mestre em planejamento governamental e políticas públicas. Foi diretora-presidente da Escola de Administração Pública do Amapá, no período de 2003 a 2010. Uma mulher forte, determinada, com excelente currículo, atualmente o nome da secretária está sendo cotado para disputar o pleito eleitoral em 2022 como candidata ao governo do Estado pelo PDT.

 

A Secretária Goreth tem longa história como gestora pública,  nos 8 anos do primeiro mandato do governo Waldez, a servidora esteve à frente da Escola de Administração Pública, agora nesta nova gestão, a secretária atuou como gestora da Secretaria de Estado de Administração e desde 2016, está à frente da Secretaria Estadual de Educação.

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade