Notícias

Embrapa promove capacitação em manejo integrado de pragas para servidores municipais.

colheita de abóbora em sistema agroflorestal no Amapá. foto Márcia do Carmo.

A Embrapa Amapá promove, no período de 21 a 23 de julho, o segundo curso destinado a uma equipe de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura de Macapá. O tema desta etapa da capacitação é “Manejo integrado de Pragas em Horticultura Agroecológica e Sistemas Agroflorestais”. Os participantes serão treinados como agentes multiplicadores de técnicas junto a agricultores familiares de 13 comunidades rurais localizadas nos distritos do Coração e Pedreira do Abacate.

 

De acordo com o instrutor do curso, pesquisador Jorge Segovia, o conteúdo do curso inclui conhecimentos em ciclo de vida das pragas, ressurgência de pragas, fatores que promovem o desenvolvimento de pragas, inspeção fitossanitária, manejo integrado de pragas, preparo e dosagens de extratos vegetais com atividade inseticida, bactericida e fungicida, controle biológico de pragas, manejo de pragas das brássicas, cucurbitáceas, solanáceas, liliáceas, fabáceas, mamão, maracujá e abacaxi. O pesquisador Francisco Almeida atua no apoio da programação.

O curso presencial segue as regras de distanciamento social e uso do álcool em gel. – Foto: Francisco Almeida

Estão inscritos no curso os técnicos Antônio Renildo da Costa, Cícero Matias de Oliveira Picanço, Hubner Albuquerque Brazão, Mário Rodrigues Vieira, Michel Arimathéia Palmeirim, Higor Larry Santos Cost e Henry Ramon Figueiredo.  A capacitação visa atender à parceria de cooperação técnica estabelecida entre a Embrapa Amapá e a Prefeitura de Macapá, voltada para implementar o Programa de Desenvolvimento Agrícola da Região Periurbana de Macapá e respectivos Distritos.

 

O curso faz parte do Projeto “Valorização dos produtos florestais não madeireiros na Amazônia” (conhecido como Projeto Kamukaia), liderado pela pesquisadora Ana Claudia Lira Guedes, da Embrapa Amapá. A atividade está vinculada ao Plano de Ação Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade e Transferência de tecnologias que visa a capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores com validação e transferência de Tecnologias em práticas de produção agroecológicas em ilhas de produtividade no Amapá.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)

Embrapa Amapá

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade