Notícias

Enem 2020: 8 mil estudantes da rede estadual de ensino do AP podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Foto: Divulgação/Inep

Até o dia 17 de abril, estudantes que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. No Amapá, cerca de 8 mil alunos da rede estadual de ensino podem fazer o pedido pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), www.enem.inep.gov.br.

Para solicitar o benefício, os alunos precisam preencher os requisitos prescritos no edital do Enem 2020, disponível aqui. No endereço também é possível visualizar o cronograma do certame. O Inep também disponibiliza ao candidato o aplicativo Enem, onde o aluno pode conferir as solicitações realizadas através do portal e acompanhar sua inscrição no exame.

Os alunos que realizaram o pedido de isenção no exame do ano passado, mas não fizeram as provas precisam justificar a ausência para solicitar o benefício em 2020. Pessoas de baixa renda e estudantes de escolas da rede pública podem pedir a gratuidade.

Os cerca de 8 mil estudantes da rede estadual de ensino que podem fazer a solicitação estão cursando o terceiro ano do ensino e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira os grupos contemplados e veja se você pode solicitar a isenção da taxa do Enem 2020:

– Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.

– Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

– Pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

– Pessoas que tenham participado do Encceja e conseguido a certificação do ensino médio.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 24 de abril no portal do Inep e pela página do candidato. No mesmo dia será divulgado também os resultados das justificativas de ausência.

Provas

As datas de aplicação de provas serão nos dias 11 e 18 de outubro para quem optar pela versão digital e nos dias 1° e 8 de novembro para os estudantes que optarem pela versão impressa.

 

 

Por: Wellington Costa .Colaboradores: João Marcos Chaves

 

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade