Notícias

Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca completa 17 anos!

Créditos: Cláudio Rogério

05 de Abril é a data que marca o Aniversário da Exposição a Céu aberto do Museu Sacaca, que este ano está completando 17 anos e a direção do IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá) através do Museu Sacaca e em parceria com a Associação Amigos do Museu estará realizando uma grande programação nesta sexta-feira, 05 de Abril, no Museu Sacaca, de 09h as 17h.

Durante a programação haverá o “Museu Vivo”, onde os visitantes poderão acompanhar o processo de produção de farinha e açaí, além de várias outras atividades.

A Exposição é um espaço de histórias vivas que promove ações museológicas de pesquisas, de preservação e de comunicação do nosso patrimônio cultural. Foi construída com a colaboração de comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha. A cada ano, no aniversário da Exposição, essas pessoas participam da programação “Museu Vivo”, mostrando em cada ambientação o seu modo de vida e seus costumes, valorizando seus conhecimentos tradicionais.

Em suas atividades buscam valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas pelo IEPA, através de projetos, exposições e oficinas pedagógicas, a fim de envolver a comunidade nas atividades que reconhecem, valorizam e protegem o patrimônio e a identidade cultural.

PROGRAMAÇÃO

Apresentações culturais – dança e música – 09h às 17h

Museu Vivo – Produção de Farinha – 09h às 17h

Museu Vivo – Produção de Açaí – 09h às 17h

Museu Vivo – Teatro da Parteira – 10h e 16h

Exposição e comercialização de produtos da castanha – 09h às 17h

Passeio no Barco “O Regatão” – 09h às 17h

Memorial Sacaca – 09h às 17h

Dança e artesanato indígena – 16:30h

Puçangaria – Oficina de chás e exposição de plantas medicinais – 10h

Exposição de plantas medicinais – 09h às 17h

Planetário – 10:30h e 15:30h

Passeio de canoa – 09h às 17h

Contação de História – 15h

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade