Notícias

Fibromialgia: especialista dá 10 dicas para amenizar a dor

A Fibromialgia é uma doença que causa muitas dores e pode prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas acometidas pela doença. A fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da faculdade Fama Macapá, Caroline Mendes, explica que a fibromialgia causa dor em vários músculos, de maneira difusa, em diversos segmentos do corpo inclusive na musculatura da coluna vertebral.

“Além de outros sintomas, como cansaço, tristeza, depressão e má qualidade do sono, entre outros, já que é caracterizada por mais de cem sintomas associados”, detalha a especialista.

Predominante em mulheres com mais de 30 anos, também acomete homens, jovens e idosos. Por ser uma doença sem diagnóstico feito por exames de sangue, raio-x, tomografias ou ressonâncias é preciso que o paciente consulte médicos especialistas e mantenham o tratamento corretamente.

Infelizmente não há cura para a doença, mas é possível amenizar o quadro com protocolo de tratamento fisioterapêutico adequado para cada paciente, visando a redução e o controle da dor, proporcionando aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente em casa ou no trabalho. “A Fisioterapia pode e contribui muito para amenizar e controlar o quadro sintomatológico do paciente acometido da síndrome reumática da Fibromialgia, e proporcionando a melhora da função, assim como da manutenção da independência funcional”, acrescenta.

A especialista separou algumas ações quem podem ajudar no controle da doença. Confira:

1 – Higiene do sono – Se organizar para conseguir ter sono adequado de aproximadamente oito horas por noite, e assim, automaticamente, favorece ao sistema imunológico se reparar e acordar melhor.

2 – Atividade física – É fundamental fazer o mínimo de atividade física possível, com respeito à limitação da dor, é recomendado uma caminhada, algo leve, para acelerar o ritmo cardiovascular.

3 – Cuidar da mente – Fazer atividades prazerosas, que gerem bem-estar. Pode ser ficar em família ou amigos e com pessoas que façam o paciente se sentir bem. Fatores emocionais influenciam muito na questão psicossomática.

4 – Rotina de alongamento – Criar uma rotina de alongamento, é relevante, já que o alongamento muscular promove a sensação analgésica e ajuda demais a combater as dores.

5 – Água quente – Se for simplesmente fibromialgia, sem processos inflamatórios atrelados à doença, o banho com água quente causa vasodilatação e relaxa os músculos e os pontos excessivos de contração. Se tiver como ser em banheira de água quente, é ainda melhor.

6 – Evitar alimentos e bebidas estimulantes – Ao manter uma alimentação equilibrada e saudável o organismo reage melhor ao tratamento. Importante inibir o consumo de cafeína e alimentos termogênicos, como pimenta.

7 – Grupos de apoio – Frequentar grupos de apoio mútuo faz com que os acometidos pela fibromialgia se sintam pertencentes, se ajudem e se incentivem a superarem os males causados pela doença.

8 – Acupuntura – A técnica ajuda a amenizar as dores crônicas causando alívio, e proporciona analgesia.

9 – Ajuda emocional – Manter acompanhamento com psiquiatra e/ou psicólogo faz com que o profissional identifique questões emocionais mal resolvidas e oriente corretamente quanto à necessidade de usar ou não medicamento para a depressão, que afeta muitos pacientes.

10 – Escolha ser feliz – A dor é limitante, sim, e no caso da fibromialgia que é uma enfermidade crônica, mas pode ocasiona em alguns desgosto pela vida, é importante buscar meios de ser feliz, de ficar alegre. Não se entregar aos sentimentos ruins é fundamental, quando o paciente mostra para a dor que ele é detentor das possibilidades de manter a qualidade de vida o processo flui e facilita muito o tratamento.

FAMA

Fundada em 2001, a Faculdade de Macapá – Fama é uma das universidades mais tradicionais do Amapá. A instituição oferece ensino superior qualificado, voltado ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional.

Com infraestrutura de ponta, oferta cursos de graduação presencial nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Tecnológicas; pós-graduação e extensão. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Fama tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdademacapa.com.br e https://blog.faculdadedemacapa.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade