Notícias

Fiocruz promove seminário on-line sobre plantas medicinais e desenvolvimento sustentável

The mint extract in a small jar. Selective focus.

Evento será realizado dia 24 de maio, às 14h, como parte da programação pelos 121 anos da Fundação.

 

Os resultados do maior diagnóstico já realizado no Brasil sobre o potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias serão apresentados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dia 24 de maio, às 14h, em seminário online com transmissão ao vivo em youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz. Intitulado “Cadeias de Valor em Plantas Medicinais e a Agenda 2030: contribuições da sociobiodiversidade para reflexão sobre novos modelos de produção para a preservação da vida e da saúde no planeta”, o evento é promovido pelo projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta das duas instituições, que identificou 26 produtos oriundos de espécies vegetais – como chás, colírios, repelentes, hidratantes, azeites para uso na gastronomia, dentre outros – com potencial para mercados diferenciados.

“O seminário nos convida a refletir sobre os impactos dos atuais sistemas de produção na vida e na saúde das pessoas e do planeta. Com a pandemia de Covid-19, ficou ainda mais clara a necessidade de novos modos de produção. No marco da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o mapeamento inédito realizado pelo ArticulaFito aponta para experiências concretas de inclusão produtiva. São modelos produtivos protagonizados por agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais que movimentam uma economia que não é apenas monetária, mas também social, ambiental, cultural e participativa, constituindo o que chamamos de cadeia de valor. Precisamos valorizar essas culturas e seus territórios, ouvi-los e aprender com eles”, afirma a coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito, Joseane Carvalho Costa, que é pesquisadora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

“Vamos conversar sobre saúde e sustentabilidade na perspectiva do conceito One World, One Health, isto é, integrando a saúde das pessoas, das comunidades e do planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países adotem essa abordagem em seus programas, políticas, leis e pesquisas, para que seja possível alcançarmos os melhores resultados de saúde pública nacional e globalmente”, adianta o coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz, Valcler Rangel.

 

O seminário online está organizado em três painéis: Estratégias para Uso Sustentável da Sociobiodiversidade, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável e Saúde e Sustentabilidade: a visão de povos e comunidades tradicionais. Em cada um, a integração entre conhecimento científico e saberes tradicionais será a tônica do diálogo entre os palestrantes. A mesa de abertura contará com a participação de Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e Fernando Schwanke, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, sob moderação de Valcler Rangel, coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade