Entretenimento

Flor da Samaúma: Macapá ganha opção de ecoturismo há poucos minutos do centro da cidade

Na próxima segunda-feira, 10, entra em atividade, em Macapá, o empreendimento Flor da Samaúma/Ecoturismo/Bioeconomia. O local que fica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Curiaú está há 30 minutos do centro da cidade e vai permitir aos turistas um passeio para conhecer um pouco da biodiversidade da Amazônia Brasileira e do Estado mais preservado do Brasil.

A aventura começa por um ramal de mata fechada onde já se obeserva as mais variadas espécies de árvores que estão numa região de várzea. Na chegada à comunidade do Mocambo, região do Curiaú que recebeu os primeiros escravos fugitivos durante a construção da Fortaleza de São José de Macapá, o turista já desce numa das passarelas de madeira construída com acessibildade que leva até o porto do Rio Curiaú Mirim, de onde aguarda o catamarã Flor da Samaúma que irá fazer percurso até sua foz, que deságua no rio Amazonas.

Durante o percurso, o turista é desafiado a citar nomes de árvores que conhece com direito à sorteio de litros de açaí, produto extraído da própria região. Durante o passeio no catamarã, o turista pode degustar do café de caroço de açaí e se deliciar com o biscoito de castanha, produtos da floresta amazônica que já ganharam o mundo e geram muitos empregos no Amapá.

Depois do passeio no Catamarã é hora de ancorar no sítio Torrão Bonito, sede do empreendimento Flor da Samaúma. Nesse espaço, o turista terá duas atividades da bioeconomia amazônica, a Vitaminosa Flor da Samaúma, onde se beneficia o saboroso açaí, e as colméias da meliponicultura, ou criação de abelhas sem ferrão.

É onde também tem quinhentos metros de caminhada pela trilha com nome de espécies de árvores até chegar a principal atração que é a samaúma, onde vive a rainha da floresta.

Todo trajeto é acompanhado de perto pelas guias de turismo, Natália e Keila, filhas da própria comunidade e responsáveis em apresentar o belo cenário da floresta de várzea.

Antes da inauguração, os cadeirantes Joelson Rogério da Silva Santos e Antônio Marcos Figueiredo, conheceram o empreendimento Flor da Samaúma e aprovaram a estrutura que garante acessibilidade. “Vai receber o celo de acessibilidade”, afirmou Joelson.

A apartir da próxima semana, terá passeios de terça a domingo com saída pela manhã do porto do Mocambo às 8h30 e retorno às 11h30. À tarde será às 15h30 e retorno às 18H30. Para reservar seu passeio entre em contado:
E-mail: flordasamauma1@gmail.com
WhatsApp: (96) 99108-4814
Instagram: @empreendimentoflordasamauma

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade