Notícias

Hemoap lança campanha para a prevenção do câncer e doação de sangue

Campanha visa estimular as mulheres a se tornarem doadoras voluntárias de sangue.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lançou nesta sexta-feira, 19, a campanha “Doação e Prevenção: de mãos dadas na luta contra o câncer de mama”, para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e incentivar o público feminino a doar sangue. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi realizada uma ação de corte de cabelos.

A chefe do setor de captação de doadores, Marcela Vales, explicou que durante o mês de outubro, todas as sextas-feiras, haverá uma programação especial tendo o público feminino como alvo, mas que irá incluir toda a população que estiver disposta a realizar doação de sangue.

O estoque do Hemoap continua baixo, principalmente dos tipos sanguíneos O- e O+, os mais utilizados. A maior parte dos doadores é do sexo masculino, a ação pretende chamar a atenção da doação feita por mulheres. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Para a professora Benedita de Jesus, 39 anos, doadora há quatro anos, doar sangue é um ato de amor com o próximo. “Eu vim pela primeira vez porque a minha sogra precisou. Acho importante porque é uma causa nobre, é uma coisa que não se fabrica e tem que ser doado, é um gesto de amor para alguém que eu nem conheço; me sinto muito recompensada fazendo isso”, reforçou.

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 se já forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado.

Uma bolsa de sangue de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado. O horário para as doações de sangue no Hemoap é de 7h30 as 12h.

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade