Notícias

Inside Out Project Mãe: Um Retrato será realizado em Macapá

Mães serão fotografadas e fotos serão impressas em banners e coladas na cidade do Samba, no estado do Rio de Janeiro

Macapá é uma das cidades escolhidas para fazer parte do Inside Out Project – “Mãe: Um Retrato”, que está acontecendo em outros estados brasileiros onde mães são fotografadas em espaços públicos que expressam a identidade cultural das cidades. A fotógrafa Marcia do Carmo foi convidada para participar do projeto em Macapá, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, em dois pontos turísticos da cidade, Mercado Central e Parque do Forte.

A ideia deste Inside Out Project é tornar visível para o mundo o trabalho invisível das mães, independente de raça, cor, gênero, orientação sexual ou origem social. A partir do tema “Mãe: Um Retrato”, a ação debaterá a saúde mental das mulheres na maternidade no Brasil, com foco nos desafios e impactos gerados pela pandemia.

As mães que participarem do projeto serão fotografadas nas cinco regiões do Brasil e terão a oportunidade de se expressar sobre o tema e de ter a fotografia do seu rosto imprensa no Rio de Janeiro, na Cidade do Samba, onde estarão mais de 2.000 retratos, em Março de 2022.

Idealizadora do Projeto é Nina Soutoul, mãe do Zion e co-diretora da Casa Amarela Providência no Morro da Providência, RJ, que depois de se tornar mãe e conhecer as “aventuras” da maternidade de primeira viagem em meio à uma pandemia, teve a ideia de realizar o projeto e dar voz às mães, buscando auxiliar outras mães a enfrentar as situações desafiadoras e diferentes realidades dentro da maternidade.

Para ajudar no projeto, Nina chamou a Veronica Linder para se juntar na produção acreditando no poder do trabalho coletivo para uma proposta dessa amplitude. Veronica Linder é mãe solo das gêmeas Alice e Bia, empreendedora de “A Mulher que Engoliu o Mundo” e Podcaster no “Senta Direito Garota”, entre outros.

Em Macapá, a fotógrafa Marcia do Carmo conta com a ajuda das jornalistas Mariléia Maciel e Aline Brito, da social mídia Israele Façanha

Como Participar?

As mães que queiram ser fotografadas devem ir até o Mercado Central e Parque do Forte e se dirigir à equipe do projeto, que estará com banner de identificação.

No sábado, 18 de dezembro, as fotos estarão sendo produzidas na área externa do Mercado, no horário de 9h as 12h. No domingo o cenário é o Parque do Forte, de frente, no horário de 13h às 17h.

 

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade