Notícias

Janeiro chuvoso: meteorologia prevê até 276 milímetros para Macapá

Foto: Maksuel Martins

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê que janeiro será chuvoso em todo estado. Segundo o estudo, em Macapá pode chover até 276 milímetros.

Só na primeira semana do mês, Macapá registrou cerca de 80 milímetros de chuvas. Em relação aos demais municípios, a meteorologia prevê registro de chuvas em Oiapoque a Tartarugalzinho, onde se registram os maiores quantitativos.

Para o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena a preocupação é com as chuvas nas cabeceiras dos rios, pois, são estas que causam os transbordamentos, e consequentemente, os alagamentos em municípios.

“As chuvas em cima dos municípios podem causar alagamentos temporários devido ao quantitativo de chuva e intensidade. Estamos registrando chuvas intensas e localizadas tanto na capital quanto em alguns interiores como Calçoene”, ressaltou.

Ainda de acordo com o estudo, as chuvas se concentram na faixa litorânea com até 120 mm e nos municípios mais altos as chuvas foram menos intensas, com aproximadamente 45 mm, a variação é do normal para fora do normal.

 

 

 

 

Por: Ailton Leite

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade