Artigo

LIVRO DOS IPÊS – Os poemas em séries

Tem um tempo que (Pedro e eu) ficamos nos desafiando a escrever séries de poemas, e algumas dessas séries serão compartilhadas aqui com os leitores do Portal Lado B em nossa coluna.

Escrever poemas em séries é um desafio e um exercício do ato de escrever, porque nos colocamos a experimentar o olhar poético sobre algo, algum assunto ou até mesmo uma palavra como é o caso desse série que vamos falar hoje. O Livro dos Ipês eu comecei a escrever em 2014 sem saber que seria uma série de poemas.

Era primavera quando vi a imagens dos ipês amarelos enfeitando a Rua Claudomiro de Moraes e passei dias pensando em como aquelas flores iluminavam a cidade, foi aí que nasceu o primeiro poema.

ipê amarelo

[Thiago Soeiro]

Aprendi contigo

a geografia dos verões

das saudades que se instalam na gente

em pleno setembro

em ti os amores já

nascem maduros

e se espalham

pelos chãos desta cidade

como em um mapa

secreto de folhas amarelas

sempre amanhecendo

tudo que toca

uma árvore

um sonho

este poema.

 

No ano seguinte me encontrei ao acaso com a palavra ipê e descobri que existiam outras cores de ipês. Fiquei namorando a palavra imaginando as histórias que aquelas árvores já tinham presenciado e até 2018 escrevi um poema por ano, que são hoje: ipê amarelo, ipê branco, ipê rosa, ipê roxo e ipê verde. Minha coleção de poemas que carrego com orgulho e hoje apresento aos leitores desta coluna.

Leia os poemas no link: http://abre.ai/livroipes

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne mais de 100 mil seguidores no Instagram

Poetas Azuis

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (7)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade