Notícias

Macapá cai para 13° lugar, no ranking do índice de transparência  de informação da Covid-19.

Em 2020, Macapá chegou a ser considerado “penta”, por aparecer 5 vezes consecutivas em primeiro lugar na lista de transparência.

 

Gestores dos 27 estados da federação brasileira e capitais, tem acompanhado o ranking do índice de transparência de informação durante o período de pandemia pela covid-19. Em 2020, Macapá chegou a ficar 5 vezes no topo da lista, ou  seja em primeiro lugar, mas na ultima avalição divulgada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), a capital amapaense aparece em décimo 13° lugar, com avaliação “média” em transparência de divulgação dos dados epidemiológicos.

 

Com pontuação 45 e ocupando o 13° lugar na lista, Macapá deixa de ser uma das capitais com mais clareza nas informações sobre como está atuando no combate à covid-19. A OKBR coleta dados informados pelos portais oficiais das Prefeituras Municipais.

O índice da transparência da Covid-19, foi lançado em 3 de abril de 2020, recebendo atualizações semanais até o dia 12 de junho. Com a verificação de todas as informações, no dia 10 de julho do referido ano, foi lançada versão 2.0 do Índice de Transparência da Covid-19,  um instrumento de avaliação ainda mais robusto, aplicado a capitais, estados e governo federal.

 

Em 2020, em todas as avaliações do ranking, Macapá recebeu nível alto cinco vezes e fez as maiores pontuações. Já no início de 2021 não houve avaliação, além de que muitas prefeituras estavam em processo de mudança. Sendo que em junho deste ano, o Índice chega à sua terceira versão. Os critérios do ITC-19 foram novamente revisados, incluindo dados sobre a vacinação. Parte dos critérios já existentes também foram alterados, de modo a manter o índice abrangente, mas ainda preciso e operacionalizável. Com isso, o ITC passa a ser composto por 36 critérios de avaliação, analisados em rodadas mensais, com os resultados de União e estados e os das prefeituras publicados de forma intercalada.

o Índice de Transparência da Covid-19 foi criado em 2020, é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados em portais oficiais pela União, pelos estados brasileiros e pelas suas capitais. Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

 

O Estado do Amapá ficou em 12º, com nível bom entre os estados, com pontuação 66.

Jornalista, com experiência em assessoria de comunicação institucional e política, além de atuação como repórter em diversos segmentos.

Aline Brito

Jornalista, com experiência em assessoria de comunicação institucional e política, além de atuação como repórter em diversos segmentos.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade