Artigo

MACAPÁ: Especialista dá cinco dicas sobre como se preparar para concursos públicos de Direito

O dia do acadêmico de Direito é celebrado em 19 de maio, data para homenagear quem escolheu a carreira jurídica e busca por justiça. A profissão, existente há mais de 190 anos no Brasil, é fundamental para todos os cidadãos que, independente da esfera de atuação, precisam de profissionais que os representem perante à legislação.

O estudo frequente é, com certeza, uma das características do acadêmico de Direito, pois não apenas a profissão requer muito conhecimento, mas a maioria dos cargos da área são selecionados via concursos públicos, como juiz ou procurador federal, defensores públicos, delegado, entre outros. Por isso, Marcília Feitosa, diretora da Faculdade de Macapá (Fama), aponta como se preparar para os concursos públicos na área.

  1. Tenha uma meta

Para se preparar com antecedência para as provas de concurso público, é essencial saber exatamente o caminho que deseja percorrer. Ter a noção da área desejada será um avanço para o ciclo de estudos e fará com que perceba o que precisa desenvolver para conquistar esse objetivo. Prestar a prova sem o conhecimento específico da área é mais difícil.

  1. Leia o edital

O candidato deve ler o edital e saber exatamente o que cairá na prova, pois isso norteará os estudos para o concurso. Conhecer as regras da banca examinadora também é fundamental.

  1. Retome o básico

Apesar de ser necessário um conhecimento específico na prova, é importante saber o básico de Direito Administrativo, Constitucional e Penal, pois eles são abordados em algumas questões.

  1. Reforce o material

Faça revisões periódicas em todo o conteúdo que recebeu na faculdade e, se possível, invista em um material de qualidade para concursos, pois ele trará dicas importantes. Busque também provas anteriores e faça as questões – isso lhe trará uma maior preparação e maturidade para o dia do concurso.

  1. Atualize-se

É preciso dominar as atualizações do Código do Processo Civil, ter domínio da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de saber os novos institutos e todas as atualidades ligadas ao Direito. Saber o que muda e o que afeta a profissão é um diferencial não apenas para concursos, como para se destacar no cargo.

“Além das dicas básicas, é bom se preparar fisicamente e mentalmente. O candidato que chega bem alimentado e mais calmo, pode eliminar erros em pegadinhas da prova, por exemplo. Todos estão em busca das aprovações, então é importante seguir as dicas e se dedicar com foco no seu objetivo”, finaliza a gestora da Fama.

Sobre a Fama

Fundada em 2001, a Faculdade de Macapá – Fama é uma das universidades mais tradicionais do Amapá. A instituição oferece ensino superior qualificado, voltado ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Com infraestrutura de ponta, oferta cursos de graduação presencial nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Tecnológicas; pós-graduação e extensão. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Fama tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdademacapa.com.br.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

 

Lennon Costa

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade