Notícias

Macapá terá novo Código Tributário Municipal e Planta Genérica de Valores em 2022

Macapá, capital do estado do Amapá, começará o ano de 2022 sob um novo regime tributário ao que tange a esfera municipal. Foi publicado, em dia 30/12/2021, no Diário Oficial do Município as Leis Complementares, nº 144/2021 e nº 2.542/2021, que determinam, respectivamente, o novo Código Tributário Municipal (CTM) e a Planta Genérica de Valores (PGV). Ambos Projetos de Leis Complementares tiveram participação ativa dos advogados Dra. Lymara Franco e Dr. Bruno Ladeira Junqueira, do escritório BLJ Direito e Negócios. Juntos, os profissionais contribuíram para a atualização e a elaboração de novas normas, inserindo os mais recentes entendimentos inerentes ao direito tributário.

 

O CTM é um conjunto de normas que estabelecem as determinações tributárias de um município a partir da competência tributária constitucionalmente instituída. Já a PGV é um sistema de informações técnicas que serve para atualização do valor venal dos imóveis adequando à realidade econômica do município, bem como também serve para base de cálculo de alguns impostos, como por exemplo o IPTU.

Dra. Lymara Franco

Dra. Lymara Franco explica que esse tipo de atualização é importante para a adequação da arrecadação municipal e da capacidade contributiva, respeitando os princípios tributários. “O Código Tributário Municipal anterior  – Lei Complementar nº 110, de 10 de dezembro de 2014 – encontrava-se vigente há quase 07 anos e não mais representava as diversas alterações legislativas e jurisprudenciais, destoando da realidade econômica, urbana e de expansão econômico-social.

 

São muitos os pontos de alteração. Entre as principais justificativas para a elaboração de um novo CTM, destaca-se que essas mudanças proporcionarão justiça fiscal com valorização da capacidade contributiva do cidadão, além de consagrar os princípios basilares da administração pública, com destaque para a modernidade, transparência, segurança jurídica, legalidade, previsibilidade, maior isonomia e, principalmente, para o conceito de justiça fiscal, base de todos os esforços empreendidos para composição desses Projetos de Lei Complementar.

 

Neste sentido, o Projeto de Lei Complementar do Código Tributário do Município de Macapá apresentado objetivou inserir as modificações tributárias ao longo dos anos, especialmente quanto aos Impostos e Taxas, sob pena de incorrer em renúncia de receita, atendendo a evolução das relações sociais. Desta forma, ocorre certo desenvolvimento das novas tecnologias e crescimento exponencial da população, além da expansão das áreas urbanas e rurais do Município.

Dr. Bruno Ladeira Junqueira

Em vista do resultado já aprovado pela Câmara, Dr. Bruno Ladeira Junqueira comemora o feito. “O CTM tem importância fundamental para a organização das atividades tributárias municipais. Participar da estruturação de um código como esse é motivo para muito orgulho para nós do BLJ Direito e Negócios. A partir de nosso conhecimento e experiência no direito tributário, pudemos contribuir para mais um avanço da cidade de Macapá”.

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade