Notícias

Mais de 35 mil idosos já utilizam o cartão de passe livre nos ônibus

Foto: ASCOM/SETAP

Mais de 35 mil idosos já receberam gratuitamente o cartão de passe livre emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). Os cartões começaram a ser emitidos em 2016.

Embora o passe livre seja garantido aos membros da terceira idade por meio de lei federal, com a simples comprovação da idade, os cartões ajudaram em vários aspectos. O primeiro deles foi garantir que os idosos passassem pela “roleta” e pudessem escolher seus assentos e não somente aqueles da parte dianteira dos veículos destinados a prioridades.

Outro benefício foi mensurar o número de idosos que utilizam o transporte coletivo e traçar um perfil desse passageiro. Muitos deles nem residem em Macapá mas vem a capital com frequência, como é o caso de pessoas que fazem tratamento médico ou ribeirinhos que vem com frequência fazer o comércio de produtos.

Desde 2016, o Setap implantou o sistema de biometria facial e isso também garantiu que o passe livre para idosos seja utilizado somente pelo próprio beneficiário. Antes do sistema, chegavam a ocorrer uma média de 300 apreensões de cartões por uso indevido (sendo usado por terceiros) do benefício de meia-passagem e das gratuidades previstas em lei. Hoje a média de tentativas de fraude não ultrapassa 30 casos. O que é uma grande conquista, considerando que diariamente o sistema transporta 105 mil passageiros.

Para obter o cartão do passe livre para idosos basta que a pessoa se dirija ao posto do Setap localizado na avenida Padre Júlio entre Tiradentes e General Rondon munido de sua carteira de identidade. Não precisa levar foto e o cartão é entregue no mesmo dia.

 

Ascom/Setap

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Hellen Cristine

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Ale Chagas
Ale Chagas (11)

estudante e Kpopera de carteirinha

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (4)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (7)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (43)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Luciano Bruno
Luciano Bruno (1)

Apaixonado por Marketing, há 5 anos Gestor de Marketing Digital pela SitesWeb e ToT Marketing. Especializado em Anúncios Pagos na Internet. Jogador de Xadrez Nível Ruím. Pai do Luís Otávio!

Yuri Esteves
Yuri Esteves (1)

Sou o Yuri Esteves, acadêmico de Ed. Fisica, tenho 30 anos e convivo com o transtorno chamado ansiedade e vou tentar relatar como vivo. Quero tentar ajudar as pessoas que também vivem como eu ou estão em situação bem pior, pois pode vim a se tornar um caso de depressão, se a ansiedade não for cuidada ou acompanhada devidamente por psicólogos ou psiquiatras dependendo do grau que você estiver.

Publicidade