Notícias

Mais Médicos no Amapá: das 76 vagas, 34 foram confirmadas após 2ª etapa, falta confirmação da apresentação de profissionais no Bailique

 

 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AP), Marcel Menezes, afirma que a situação é preocupante, principalmente para moradores de comunidade mais distantes e áreas indígenas, mas que aguarda o término de todos os prazos dados pelo Ministério da Saúde (MS), para avaliar o caso de cada município.

 

Laranjal do Jari, Itaubal, Vitória do Jari, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Calçoene, ainda não conseguiram preencher as vagas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que têm apenas enfermeiros em seu quadro de profissionais para atendimento. Laranjal e Calçoene têm hospitais públicos estaduais, e a população de Ferreira Gomes é atendida em Porto Grande, município vizinho, porém o atendimento básico, feito nas Unidades, está prejudicado com a falta de médicos. “Nas sedes dos municípios os hospitais estaduais ainda atendem o básico, mesmo de maneira precária, mas nos distritos e comunidades de difícil acesso, a situação é crítica”, disse o presidente, que é secretário em Laranjal do Jari.

 

Após o encerramento do convênio do Governo Federal com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), o MS abriu em 20 de novembro, as inscrições para profissionais assumirem funções através do Mais Médico. No Amapá, nesta primeira fase, dos 16 municípios, 9 ficaram sem médicos nas UBS, e das 76 vagas, 27 foram preenchidas. Com a baixa procura para localidades e municípios distantes e para terras indígenas, iniciou a segunda etapa em todo o Brasil no dia 11 de dezembro, que após prorrogação, encerrou dia 18. A próxima etapa, após o balanço, inicia dia 20.

 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Macapá (SEMSA), o MS informou que estão confirmados dois médicos para assumirem as vagas previstas o distrito de Bailique, e aguardam apenas a apresentação dos profissionais.

 

 

MUNICÍPIO VAGAS CONFIRMADOS
Macapá  09 7 (Falta confirmação da apresentação de dois médicos para o Bailique)
Itaubal  01 00
Pracuúba  01 01
Vitória do Jari  03 00
Pedra Branca  01 00
Serra do Navio  01 01
Ferreira Gomes  01 00
Porto Grande  04 01
Calçoene  01 00
Amapá  01 01
Cutias  02 00
Santana  21 13
Mazagão  06 04
Oiapoque  06 05
Tartarugalzinho  03 01
Laranjal do Jari  06 00
Terras Indígenas  09 00
TOTAL 76  34

 

Mariléia Maciel

Assessoria de Comunicação – Cosems/AP

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade