Notícias

 Mercado Central: um dos lugares mais tradicionais de Macapá completa 1 ano de reabertura

Foto: Max René

Com a estrutura totalmente revitalizada, o Mercado Central completa seu primeiro ano de reabertura. Ganhou espaços coloridos, com imagens representando a cultura do povo, como Marabaixo e o Batuque, mostrando para quem frequenta o lugar a importância da cultura amapaense, uma das marcas do, então prefeito, Clécio Luís.

 

Falar de Mercado Central é lembrar de muitas histórias, quem não conhece o famoso Bar Du Pedro ou as bancas de temperos, a sapataria, a Farmácia do Seu Ernani, são muitos personagens, macapaenses que se tornaram figuras históricas e que foram mostrados na sala do memorial, onde fotos e objetos resgatam lembranças na mente de quem fez parte da história desse estabelecimento.

Historiador Edgar Rodrigues na sala do Memorial do Mercado Central (Foto: arquivo PMM)

Mesmo passando por revitalização a arquitetura colonial foi mantida e atualmente conta com 63 boxes, sendo 21 quiosques com divisórias em vidro e mais 3 ilhas na área térrea, 24 no espaço superior (mezanino) e 15 boxes no entorno. O Mercado ganhou ainda espaço para shows, elevador de acessibilidade e novas escadas, além de uma linda área gramada com chafariz, tornando-se o que se chama atualmente de espaço instagramável, onde as pessoas param para registrar fotos para as redes sociais, tamanha é a beleza desse monumento histórico.

 

Construído no governo de Janary Gentil Nunes e inaugurado no dia 13 de setembro de 1953, o Mercado Central foi considerado espaço de compras de alimentos e de encontros das famílias amapaenses por muito tempo. No local, diversas histórias trazem a memória desse sexagenário monumento, composto de nativos e imigrantes que deram início à expansão da atividade comercial no estado. Entre as lembranças dos primeiros empreendimentos estão os famosos Bar Du Pedro, Clip Bar, Banca de Revistas Cinelândia, Mercearia do Chaquib, Sapataria do Irmão, Sapataria Chic, Ervanaria Amazônia, o Salão Latino Americano, Farmácia Droga Norte, entre tantos outros.

 

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade