Política

 MP-AP recebe deputado Camilo e comunidade do Igarapé da Fortaleza em busca de apoio para execução de projeto que vai beneficiar moradores

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, acompanhada do promotor do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, recebeu nesta segunda-feira (5), na Procuradoria-Geral de Justiça, o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) e uma comitiva da Comunidade do Igarapé da Fortaleza em busca de apoio para a execução do projeto Igarapé Sustentável. No encontro, foi entregue um ofício à PGJ solicitando a intermediação para garantir que o Estado execute as ações previstas no convênio firmado com o Governo Federal.

 

Para desenvolver o projeto, que tem como objetivos a inclusão produtiva e desenvolvimento regional, foi firmado um convênio com Ministério da Integração Nacional, por meio de uma articulação do então senador João Alberto Capiberibe, que garantiu os recursos e, em contrapartida, o Estado executaria as obras.

 

“O convênio foi prorrogado até o dia 31/03/2022 e não há tempo a perder. Viemos solicitar, em caráter de extrema urgência, a fiscalização e o acompanhamento pelo Ministério Público do referido convênio para evitarmos perdas irreparáveis ao desenvolvimento social e econômico para a comunidade do Igarapé da Fortaleza, para os municípios de Macapá e Santana e para o Estado do Amapá”, manifestou Camilo Capiberibe.

 

Segundo o parlamentar, acompanhado dos assessores Juliano Del Castilho e Délcio Magalhães, no projeto Igarapé Sustentável estão previstos vários benefícios para a comunidade, como: pavimentação do ramal do Polo Hortifrutigranjeiro e do CD-Rural; fábricas de beneficiamento de polpa de frutas, processamento de legumes e de camarão; além de um píer de atracação turístico no Igarapé fortaleza e um mercado para comercialização de produtos da sociobiodiversidade.

 

A PGJ, após ouvir atentamente o parlamentar e demais participantes da reunião, informou que irá solicitar informações: cópia do convênio; a decisão judicial e a ação para regularização fundiária; e também apurar as compensações.

 

 

“Após recebermos e analisarmos toda essa documentação, vamos promover o devido encaminhamento, e posteriormente será realizada reunião com todos os responsáveis”, afirmou Ivana Cei.

 

 

Serão convocados para a reunião os seguintes envolvidos na execução do Projeto Igarapé Sustentável: Secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Infraestrutura (Seinf), Transporte (Setrap) e Meio Ambiente (Sema); Prefeitura de Macapá (PMM); Prefeitura de Santana (PMS); mandato do Deputado Camilo Capiberibe; ex-senador João Alberto Capiberibe; além de representantes da Comunidade do Igarapé da Fortaleza e de entidades ABBTUR e Instituto Forte Cumaú.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade