Notícias

Novo Mercado Central atende normas de acessibilidade

Com a reabertura do novo Mercado Central nesta quinta-feira, 16, o Município adequou o espaço atendendo as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Revitalizado com recursos provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (R$ 2,5 milhões) e contrapartida de 1,2 milhão da Prefeitura de Macapá, o patrimônio cultural mantém a arquitetura dos 1952 e torna-se acessível a todos os públicos.

Elevador de acessibilidade

O Mercado Central conta agora com aproximadamente 250 metros de piso podotátil nas laterais, rampas, elevador de acessibilidade e banheiro acessível. O secretário municipal de Obras, David Covre, explica que a gestão busca, dentro das possibilidades, contemplar todas as obras do Município atendendo a norma ABNT/NBR 9050/2004. “A acessibilidade hoje é normativa e é muito importante, porque fala em inclusão, trata sobre acessibilidade e nós estamos priorizando essa questão nas obras públicas. Não é apenas a questão do piso podatátio, mas passa também por plataformas de elevação, acessibilidade universal, não só para pessoa com deficiência, mas para aquelas que têm a mobilidade reduzida”, destacou.

Piso podotátil direcional e indicador de obstáculo

A Prefeitura de Macapá, com reabertura do novo Mercado Central, garante a possibilidade de autonomia e condição de alcance para a utilização do espaço por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida por meio dos ajustes feitos para esse público.

 

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade