Notícias

Novo Mercado Central atende normas de acessibilidade

Com a reabertura do novo Mercado Central nesta quinta-feira, 16, o Município adequou o espaço atendendo as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Revitalizado com recursos provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (R$ 2,5 milhões) e contrapartida de 1,2 milhão da Prefeitura de Macapá, o patrimônio cultural mantém a arquitetura dos 1952 e torna-se acessível a todos os públicos.

Elevador de acessibilidade

O Mercado Central conta agora com aproximadamente 250 metros de piso podotátil nas laterais, rampas, elevador de acessibilidade e banheiro acessível. O secretário municipal de Obras, David Covre, explica que a gestão busca, dentro das possibilidades, contemplar todas as obras do Município atendendo a norma ABNT/NBR 9050/2004. “A acessibilidade hoje é normativa e é muito importante, porque fala em inclusão, trata sobre acessibilidade e nós estamos priorizando essa questão nas obras públicas. Não é apenas a questão do piso podatátio, mas passa também por plataformas de elevação, acessibilidade universal, não só para pessoa com deficiência, mas para aquelas que têm a mobilidade reduzida”, destacou.

Piso podotátil direcional e indicador de obstáculo

A Prefeitura de Macapá, com reabertura do novo Mercado Central, garante a possibilidade de autonomia e condição de alcance para a utilização do espaço por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida por meio dos ajustes feitos para esse público.

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade