Notícias

Pedra Branca celebra dia de São Pedro com programação especial

Nem bem amanheceu o dia e mais de 50 voluntários já estavam a postos nos preparativos de início da tradicional festa de São Pedro, padroeiro de Pedra Branca do Amapari. A programação foi aberta com carreata, seguida por santa missa, e ao meio dia foi servido aos moradores o almoço comunitário, cerca de 2 toneladas de peixes doados pela empresa Mina Tucano e Prefeitura.

Nos próximos dias 1 e 2 de julho, as comemorações continuam na Paróquia com a festa social, que terá apresentações musicais, bingos e venda de comidas típicas.

 

História e tradição

 

Quando Pedra Branca do Amapari ainda era uma comunidade agrícola, já se comemorava os festejos em homenagem a São Pedro. Foram antigos moradores oriundos da região Nordeste que trouxeram a primeira imagem do santo padroeiro.

Em 1966 aconteceu o primeiro arraial em homenagem ao santo, mas somente nos anos 2000 começou o tradicional almoço social no salão paroquial, com um cardápio que contou com 60 quilos peixe frito, baião e farofa.

 

Sobre São Pedro

 

São Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica, tornou-se a pedra onde a Igreja encontra sua unidade. Homem simples, desempenhava a profissão de pescador quando Jesus o encontrou e o convidou a tornar-se “pescador de homens”, por isso é considerado como protetor dos pescadores, bem como das viúvas.

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade