Notícias

Placas selos vão ajudar mulheres vítimas de violência a identificar locais de atendimentos

Para ajudar a identificar com maior facilidade os locais de atendimento a mulheres vítimas de violência, a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm) está sinalizando com placas selos instituições como a Polícia Técnico-Científica (Politec), Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e Maternidade Mãe Luzia, que integram a Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

Além desses, todos os demais órgãos de atendimento à mulher vítima de violência estão recebendo as placas de identificação da RAM. A medida, juntamente com a Lei 1764/2013, reforça o compromisso das instituições que fazem parte da rede, para que a vítima possa ter todo o atendimento necessário na saúde, segurança e assistência social. Também estão sendo sinalizados o Hospital de Emergência (HE) e a própria Sepm.

“Não são simplesmente placas. A sociedade necessita saber desses espaços que são garantia de direitos para essas mulheres. E esses lugares já estão institucionalizados em lei”, falou a secretária de Política para Mulheres, Renata Apóstolo.

Segundo a psicóloga da Politec Denise Morelli, as articulações para os espaços na instituição já estão sendo humanizadas há mais de um ano, além da capacitação para os servidores.

“Importantíssimo, nesses casos, a humanização. O Departamento de Psicologia Clínica da Politec, só em novembro, atendeu a 20 mulheres em diversos casos de violência”, citou a psicóloga.

Na próxima semana, a ação, que encerra a programação dos “16 Dias de Ativismo”, continuará percorrendo órgãos dos Poderes Judiciário e Legislativo e instituições do interior do Amapá.

 

 

 

 

Por: Alice Valena

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade