Notícias

Pré-lançamento do 2º Festival Gastronômico em Oiapoque reúne empreendedores e parceiros

Foto: Denyse Quintas

Evento de pré-lançamento do festival apresenta o slogan ‘Sabores da Fronteira’ e abre edital de inscrição para 20 empresas dos segmentos restaurantes, churrascarias, buffets, hamburguerias, lanchonetes, pizzarias e bares, sorveterias e docerias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO) e Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi), promovem o pré-lançamento do Festival Gastronômico – Sabores da Fronteira, no Escritório Regional do Sebrae, nesta quarta (21), às 15h. Evento em Oiapoque é aberto ao público. O município está localizado a 590Km de Macapá, na fronteira do estado do Amapá com Saint George, território Francês.

 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o evento valoriza a gastronomia local e principalmente, o pequeno negócio; potencializa a comercialização de produtos fora do lar e promove o consumo de alimentos prontos no município.

 

“É nesta ocasião, que a sociedade de Oiapoque tem a oportunidade de conhecer o melhor da culinária e da cultura local. Para nós do Sebrae, será fundamental colocar à disposição do município, toda a expertise da nossa equipe técnica que já vem trabalhando com os festivais gastronômicos para beneficiar os empreendedores. O edital que estabelece os requisitos de participação do festival está aberto de 22 a 30 julho”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Entre as condições apresentadas no edital, os empreendimentos inscritos no Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, devem apresentar pratos com receitas inéditas; a porção deve conter 350g, com variação mínima de 50g e variação máxima de 350g; e a comercialização será no formato Drive Thru (cliente compra o produto sem sair do carro); o valor padrão do prato é de R$ 25 reais.

 

PMO

 

De acordo com o secretário Municipal de Administração de Oiapoque, Haroldo Junior, o festival é importante para os empreendimentos, para a expansão das marcas das empresas no mercado interno e internacionalmente pela Guiana Francesa, que está do outro lado rio.

 

Avaliação

 

As receitas no festival, serão avaliadas por dois (2) júris técnicos (Chefs com formação) e pelo público, esse último, por meio de pesquisa On-Line, com link disponibilizados pelos organizadores.

 

Requisitos

São imprescindíveis para concorrer à premiação, a receita inédita, com uso de ingredientes regionais; uso de nomenclatura e características regionais; receita melhor avaliada pelo júri técnico e a mais votada pelo público; e respeitar as regras contidas no edital.

 

Critérios

 

A originalidade na apresentação dos pratos, estética da apresentação final do prato; porcionamento, quantidade adequada à proposta; posicionamento dos itens que compõem a produção culinária e valorização do item principal; e análise sensorial, valorização e equilíbrio dos sabores; aromas; texturas; cores e formas.

 

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi), Francilene Teixeira, o Sebrae é um dos principais parceiros da associação. “Esse evento beneficia os empreendedores de Oiapoque, principalmente o segmento de alimentação que é o que mais sofre com a Pandemia da Covid-19”, declara a presidente da Acoi, Francilene Teixeira.

 

A gerente da Unidade de Políticas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, informa que para o pré-lançamento da 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, é importante destacar a parceira que a instituição firmou com a PMO e Acoi, com o intuito de contribuir com o fortalecimento da economia local, considerando esse período de Pandemia da Covid-19.

“O setor de alimentação, foi um dos mais prejudicados por conta da paralização das atividades presenciais. Mesmo sendo uma proposta inovadora para o município, nós vamos trabalhar no formato Drive-Thru, pois nós acreditamos que é sim, uma forma de contribuir fortemente para a economia alavancar mais uma vez no estado, e consequentemente, no município da fronteira”, finaliza a gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida.

 

Festival

 

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, acontece no período de 29 a 31 de outubro, das 19h a 0h. O evento possui dois (2) eixos de atuação – Degustação e Atração Cultural; promove a culinária local e apresenta as tradições e manifestações regionais, por meio da degustação de pratos a base de produtos e ingredientes regionais, nacionais e internacionais, comercializados a um preço acessível no valor de R$ 25 reais.

 

Estrutura

 

Estrutura de montagem com 20 estandes para expositores, um (1) estande institucional e um (1) palco para atração cultura, entretenimento e valorização da arte, com a participação de músicos/compositores do município de Oiapoque, de forma presencial.

 

Parceiros

 

O 2º Festival Gastronômico de Oiapoque – Sabores da Fronteira, em formato Drive Thru, contou com as presenças da gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae (UPP), Célia Almeida; secretário Municipal de Administração, Haroldo Junior, que na ocasião, representou o prefeito Breno Almeida; secretária de Cultura, Bárbara Sena; representando a Secretaria de Turismo, Adriana Franclym; presidente da Acoi, Francilene França; gerente da Voltalia, Jeffrey Oliveira; analista administrativo da Voltalia, Daniel Batista; representando a Ecology Brasil, Jarilon Santos; coordenadora do Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, Tereza Ramos; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá, Francinne Bacelar.

 

Denyse Quintas

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade