Notícias

Pré-lançamento do 2º Festival Gastronômico em Oiapoque reúne empreendedores e parceiros

Foto: Denyse Quintas

Evento de pré-lançamento do festival apresenta o slogan ‘Sabores da Fronteira’ e abre edital de inscrição para 20 empresas dos segmentos restaurantes, churrascarias, buffets, hamburguerias, lanchonetes, pizzarias e bares, sorveterias e docerias

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO) e Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi), promovem o pré-lançamento do Festival Gastronômico – Sabores da Fronteira, no Escritório Regional do Sebrae, nesta quarta (21), às 15h. Evento em Oiapoque é aberto ao público. O município está localizado a 590Km de Macapá, na fronteira do estado do Amapá com Saint George, território Francês.

 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o evento valoriza a gastronomia local e principalmente, o pequeno negócio; potencializa a comercialização de produtos fora do lar e promove o consumo de alimentos prontos no município.

 

“É nesta ocasião, que a sociedade de Oiapoque tem a oportunidade de conhecer o melhor da culinária e da cultura local. Para nós do Sebrae, será fundamental colocar à disposição do município, toda a expertise da nossa equipe técnica que já vem trabalhando com os festivais gastronômicos para beneficiar os empreendedores. O edital que estabelece os requisitos de participação do festival está aberto de 22 a 30 julho”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Entre as condições apresentadas no edital, os empreendimentos inscritos no Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, devem apresentar pratos com receitas inéditas; a porção deve conter 350g, com variação mínima de 50g e variação máxima de 350g; e a comercialização será no formato Drive Thru (cliente compra o produto sem sair do carro); o valor padrão do prato é de R$ 25 reais.

 

PMO

 

De acordo com o secretário Municipal de Administração de Oiapoque, Haroldo Junior, o festival é importante para os empreendimentos, para a expansão das marcas das empresas no mercado interno e internacionalmente pela Guiana Francesa, que está do outro lado rio.

 

Avaliação

 

As receitas no festival, serão avaliadas por dois (2) júris técnicos (Chefs com formação) e pelo público, esse último, por meio de pesquisa On-Line, com link disponibilizados pelos organizadores.

 

Requisitos

São imprescindíveis para concorrer à premiação, a receita inédita, com uso de ingredientes regionais; uso de nomenclatura e características regionais; receita melhor avaliada pelo júri técnico e a mais votada pelo público; e respeitar as regras contidas no edital.

 

Critérios

 

A originalidade na apresentação dos pratos, estética da apresentação final do prato; porcionamento, quantidade adequada à proposta; posicionamento dos itens que compõem a produção culinária e valorização do item principal; e análise sensorial, valorização e equilíbrio dos sabores; aromas; texturas; cores e formas.

 

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi), Francilene Teixeira, o Sebrae é um dos principais parceiros da associação. “Esse evento beneficia os empreendedores de Oiapoque, principalmente o segmento de alimentação que é o que mais sofre com a Pandemia da Covid-19”, declara a presidente da Acoi, Francilene Teixeira.

 

A gerente da Unidade de Políticas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, informa que para o pré-lançamento da 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, é importante destacar a parceira que a instituição firmou com a PMO e Acoi, com o intuito de contribuir com o fortalecimento da economia local, considerando esse período de Pandemia da Covid-19.

“O setor de alimentação, foi um dos mais prejudicados por conta da paralização das atividades presenciais. Mesmo sendo uma proposta inovadora para o município, nós vamos trabalhar no formato Drive-Thru, pois nós acreditamos que é sim, uma forma de contribuir fortemente para a economia alavancar mais uma vez no estado, e consequentemente, no município da fronteira”, finaliza a gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida.

 

Festival

 

O 2º Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, acontece no período de 29 a 31 de outubro, das 19h a 0h. O evento possui dois (2) eixos de atuação – Degustação e Atração Cultural; promove a culinária local e apresenta as tradições e manifestações regionais, por meio da degustação de pratos a base de produtos e ingredientes regionais, nacionais e internacionais, comercializados a um preço acessível no valor de R$ 25 reais.

 

Estrutura

 

Estrutura de montagem com 20 estandes para expositores, um (1) estande institucional e um (1) palco para atração cultura, entretenimento e valorização da arte, com a participação de músicos/compositores do município de Oiapoque, de forma presencial.

 

Parceiros

 

O 2º Festival Gastronômico de Oiapoque – Sabores da Fronteira, em formato Drive Thru, contou com as presenças da gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae (UPP), Célia Almeida; secretário Municipal de Administração, Haroldo Junior, que na ocasião, representou o prefeito Breno Almeida; secretária de Cultura, Bárbara Sena; representando a Secretaria de Turismo, Adriana Franclym; presidente da Acoi, Francilene França; gerente da Voltalia, Jeffrey Oliveira; analista administrativo da Voltalia, Daniel Batista; representando a Ecology Brasil, Jarilon Santos; coordenadora do Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, Tereza Ramos; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá, Francinne Bacelar.

 

Denyse Quintas

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade