Notícias

Prefeita Beth Pelaes busca solução para abastecimento de água tratada no município

 

O desabastecimento de água pela Caesa – Companhia de Água e Esgoto do Amapá no município de Pedra Branca do Amapari foi tema de audiência entre a prefeita Beth Pelaes e o diretor – presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, nesta quinta-feira, 17.  A gestora pediu a conclusão da subestação de capitação e abastecimento, paralisada há mais de cinco anos.

 

A construção da central de abastecimento da Caesa em Pedra Branca do Amapari foi iniciada no ano de 2012 pelo Governo do Estado com financiamento do BNDES. A não conclusão da obra é uma das principais causas da falta de fornecimento de água encanada em grande parte do município, uma vez que a rede hidráulica dos bairros do entorno foi realizada na época.

 

“Só para se ter uma ideia, a conclusão dessa obra beneficiaria diretamente moradores dos bairros Centro, Reviver e Açaizal, acabando com o gargalo que é a falta de água naquela região”, pontuou a prefeita.

 

Segundo o presidente da Caesa, desde 2017, ano em que houve a última visita técnica ao município a pedido da Prefeitura, três processos licitatórios para finalizar a obra já foram realizados, porém todos sem sucesso por falta de empresas interessadas em concorrer ao certame.

 

“O projeto está pronto e no próximo mês será publicado mais um processo licitatório para tentarmos solucionar de uma vez esse problema”, afirmou Valdinei.

 

O abastecimento de água nos municípios é de responsabilidade do Estado, por meio da Caesa. No entanto, a Prefeitura tem prestado o serviço com recurso próprio a fim de suprir a necessidade dos moradores, mas constantemente lida com problemas decorrentes do sistema de poços e bombas, trazendo prejuízo para os usuários e aumento dos gastos públicos.

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade