Notícias

Prefeito Clécio suspende aulas nas redes pública e privada e funcionamento do Bioparque da Amazônia

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, anunciou nesta segunda-feira, 16, novas medidas preventivas de combate à proliferação do Coronavírus. Foram assinados mais dois decretos relacionados ao Covid-19. O anúncio foi feito na página oficial da Prefeitura de Macapá e no Facebook, e trata sobre a área da Educação e o funcionamento do Bioparque da Amazônia.

 

O primeiro decreto, nº 1.656/2020, diz respeito à área da educação, onde foi determinada a suspensão das aulas na rede municipal de ensino por 15 dias, a partir desta quarta-feira, 18, como forma de prevenção à doença. O decreto abrange também as escolas da rede privada do município. Fica determinado também que, na terça-feira, 17, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a comunidade escolar, fará orientação de alunos e pais nas unidades escolares sobre as formas de prevenção da doença.

Já o segundo decreto, nº 1.654/2020, determina a paralisação do funcionamento do Bioparque pelo período de 15 dias, a partir desta terça-feira, 17, mantendo-se apenas o expediente interno administrativo, necessário para a manutenção do parque. O documento também suspende qualquer tipo de evento, oficina, palestra, curso, que estavam previstos para serem realizados no parque.

 

Segundo o prefeito Clécio Luís, todos os dias serão tomadas medidas necessárias ou que estiverem dentro dos protocolos oficiais para resguardar a população. “Tomamos a decisão de suspender as aulas da rede municipal por 15 dias, para realmente fechar ainda mais a possibilidade de contaminação. Neste caso, nossas crianças e profissionais da educação. Outra medida foi relacionada à visitação do Bioparque da Amazônia, até que nós possamos ter segurança de que as pessoas possam estar nessas áreas novamente. Nossa prioridade é a nossa população. Mas pedimos que as pessoas possam se prevenir, se resguardar e manter os hábitos de higiene frequentemente”, explicou.

 

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Resposta Rápida poderá instituir normas complementares aos decretos, caso haja necessidade de novas mudanças nos prazos de suspensão.

 

Outros decretos

 

A Prefeitura de Macapá instituiu recomendações, por meio de decreto, para enfrentamento, combate e prevenção ao Coronavírus no município. A primeira medida foi a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Resposta Rápida ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem o objetivo de prevenir, controlar e conter os riscos à saúde pública. Também são participantes do comitê as secretarias de Educação; Assistência Social; Gabinete Civil; Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação; Finanças; Procuradoria do Município; Guarda Civil e Secretaria de Governo de Macapá.

 

A segunda delimita medidas preventivas em relação ao âmbito administrativo interno do município. Já o terceiro é relativo à prevenção em âmbito externo para todo o município de Macapá. A prefeitura também vedou concessões de licença ou alvarás para eventos privados e com mais de 100 pessoas. Sendo que esta também vale para estabelecimentos comerciais já licenciados pelo município. As decisões têm o prazo de vigência de quinze dias, a partir do dia 15 de março de 2020, podendo ser prorrogado caso ocorra necessidade.

 

Dicas de prevenção e orientações

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

 

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

 

  • Ficar em casa quando estiver doente;

 

  • Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

 

  • Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer auto isolamento por sete dias, evitando grandes movimentações em locais com aglomeração de pessoas;

 

  • Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

 

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

 

  • manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

 

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade