Notícias

Prefeitura realiza mutirão de atendimentos em alusão ao novembro azul

Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no último sábado, 13/11, mutirão de atendimentos de urologista, especialidade médica que diagnostica o câncer da próstata em homens. Foram atendidos no Centro de Covid-19, na sede do município, 52 pacientes que estavam na fila de espera há mais de 6 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que até o final de novembro serão realizados 1.000 exames de PSA na população masculina a partir dos 40 anos, para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como hiperplasia prostática begigna e prostatite.

Os pacientes foram atendidos pelo médico urologista Lecildo Lira Batista, que destacou a importância da prevenção. “É de suma importância que os homens cultivem o hábito de procurar o médico no tempo certo, pois o diagnóstico precoce diminui os riscos de mortalidade”.

Durante o mês de novembro estarão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde ações educativas de promoção à saúde e prevenção de doenças voltadas à população masculina por meio dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Saúde Bucal.

Segundo pesquisas, um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. O surgimento da doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade