Notícias

R$ 300 mil de multa para quem fizer enquete em redes sociais

A Justiça Eleitoral proíbe pesquisas ou sondagens de candidatos nas redes sociais e a regra vale para empresas, partidos políticos e eleitores. Mesmo que a pessoa compartilhe uma enquete na conta pessoal, sem nenhuma má intensão, pode ser denunciada e multada, e o valor pode chegar a R$ 329 mil, a previsão está no artigo 23 da resolução 23549/2017. A regra não é nova: ela existe desde 2013, e foi aprovada na minirreforma eleitoral.

 

De acordo com o TSE, a cobrança da multa só é feita após investigação do Ministério Público Eleitoral. O descumprimento da legislação implica na punição. A regra veio à tona nesta semana nas redes sociais, por causa de um tuíte do TRE de Tocantins, no qual informava que “as enquetes nas redes sociais estão proibidas não só para candidatos e partidos, mas também para qualquer cidadão”.

 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade