Notícias

Salvaguardas Socioambientais serão o tema central da 17ª Reunião do Famcsa

O evento acontecerá virtualmente e reunirá órgãos ligados ao meio ambiente

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizará na próxima terça-feira, 25 de agosto, de 09h às 13h, a 17ª Reunião do Fórum Amapaense de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais (FAMCSA). O evento acontecerá virtualmente, reunirá órgãos ligados ao meio ambiente e terá como assunto principal as Salvaguardas Socioambientais.

 

As Salvaguardas Socioambientais são um conjunto de mecanismos de controle e monitoramento de risco e de cumprimento de direitos da sociedade, que tem como objetivo assegurar que programas e projetos de REDD+ (uma sigla em inglês que significa: desmatamento evitado) e de Serviços Ambientais não causem efeitos negativos à sociedade.

 

Esta iniciativa busca envolver todas as pessoas que vivem da natureza para a construção de mecanismos que garantam a proteção dos seus direitos, a manutenção da biodiversidade, a melhoria das políticas públicas e valorização dos serviços ambientais das florestas, além de reconhecer a importância das pessoas que ajudam na manutenção e conservação da natureza.

As Salvaguardas Socioambientais devem assegurar que o processo de participação social e transparência sejam garantidos conforme os princípios e diretrizes do Sistema Estadual de Clima e Incentivos aos Serviços Ambientais do Amapá – o SECISA.

 

O SECISA está sendo construído com apoio do projeto Florestas pelo Clima, por meio da parceria Governo do Amapá e Conservação Internacional (CI). O Sistema será uma ferramenta que envolve governo, sociedade, setor privado e academia, visando benefícios econômicos e sociais mútuos por meio da conservação da natureza e consequentemente a manutenção dos serviços ambientais gerados pelos seus ecossistemas.

 

O Famcsa foi criado em 2013 e tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade amapaense a respeito das mudanças climáticas globais, com a finalidade de subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas ao tema.  Além disso, busca estimular e facilitar a cooperação entre governos, organismos internacionais, agências multilaterais, organizações não governamentais entre outras instituições públicas e privadas.

 

Alessandra Lameira

Assessora de Comunicação/ Consultora da Conservação Internacional Brasil/ Projeto Floresta pelo Clima

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade