Notícias

Sebrae e Governo do Amapá lançam Programa Cidade Empreendedora em Laranjal do Jari 

Para apoiar os municípios no enfrentamento aos efeitos econômicos da pandemia, o Sebrae e o GEA lançam o Programa Cidade Empreendedora. Organizado em seis eixos de atuação, a iniciativa direciona, acelera e sustenta o processo de desenvolvimento socioeconômico local 

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Governo do Estado (GEA), lançam o Programa Cidade Empreendedora, no Município de Laranjal do Jari. A iniciativa estabelece melhorias para o ambiente de negócios com apoio ao empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. Inicialmente, a implementação do programa acontece nos municípios de Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari e Macapá. O lançamento ocorreu no Escritório Regional do Sebrae, na manhã desta segunda (24), às 9h. 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, fez referência sobre a retomada das atividades presencias respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19; destaca ainda, que a capacitação do programa aborda eixos estratégicos trabalhados com os participantes, entre eles, Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Compras da Agricultura Familiar, e Empreendedorismo na Escola.   

“O Sebrae é a casa do empreendedor e do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico faz parte da missão do Sebrae junto aos pequenos negócios. Atuamos em diversas frentes, sempre em parceria com os gestores públicos e lideranças locais, para fortalecer a cultura empreendedora e criar um ambiente favorável à expansão e ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.  

Políticas Públicas 

O Programa Cidade Empreendedora facilita a transformação econômica dos municípios, por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas vinculadas à abordagem de Desenvolvimento Econômico Local do Sebrae no Amapá. As ações têm como foco a melhoria do ambiente de negócios, criação e fortalecimento de políticas públicas, o fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial. 

Comércio 

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Laranjal do Jari, Valdimar Barros, lembra que existe a necessidade da desburocratização para abertura das empresas e falou 

sobre a importância do Programa Cidade Empreendedora para a população do Vale do Jari. 

  

“Estamos aqui para ser o elo entre as necessidades do empreendedor, sindicatos e poder público. Temos que avançar enfrentando as dificuldades impostas pelo momento, aprendendo sempre e executando o que o novo ciclo da economia vai nos trazer”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Laranjal do Jari, Valdimar Barros. 

Planejamento  

Os servidores públicos municipais são capacitados durante uma semana, pelos técnicos da Unidade de Políticas Públicas e Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá. No lançamento do programa, iniciam as Oficinas de Planejamento das Ações do Programa Cidade Empreendedora. O principal objetivo das oficinas é pactuar as ações que serão realizadas no Plano de Trabalho, formalizado entre Sebrae e Prefeitura. 

Parceiros 

O lançamento do Programa Cidade Empreendedora em Laranjal do Jari, contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; conselheiro Marcos Cardoso, representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Iraçu Colares; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes; vice-prefeito de Laranjal do Jari, João Tadeu da Silva; presidente da Câmara, vereador Walcimar Fonseca; e vereadores municipais – Índio, Américo (representando a deputada estadual Aline Gurgel); Vera Aguiar; Junior Marques; Ubemar Queiroga; Tio Bica; Ézio Moraes; Zeca Pavão; gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida; coordenador do Escritório Regional do Sebrae em Laranjal do Jari, Kleber Aguiar; gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae (UEE), Denise Nunes; Comandante do 6º agrupamento do Corpo de Bombeiros de Laranjal do Jari, Major Marques; Comandante em exercício do 11º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Marcos; gerente de relações internacionais do Grupo Jari, Augusto Praxedes; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Laranjal do Jari, Raimundo Cavalcante; representante do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marcelo Padilha; Manoel Pombo, do Instituto Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Laranjal do Jari (Imapa), representando o presidente Edvan Sobrinho; autoridades da gestão pública municipal, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, e lideranças. 

 

Informaçôes: Sebrae Amapá 

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade