Notícias

Serviço Escola de Psicologia realiza atendimento gratuito e diário à população de Macapá

Uma via de mão dupla que beneficia tanto acadêmicos quanto o público externo. Essa é a proposta do Serviço Escola de Psicologia (SEP), iniciativa da Faculdade de Macapá – Fama que promove, de segunda a sexta-feira, em dois turnos, atendimentos gratuitos à população em geral. Com sede na própria faculdade (Rodovia Duca Serra, Cabralzinho), o serviço, criado há cinco anos, é conduzido por docentes e alunos – que acabam dando seus primeiros passos profissionais na área.

 “O Serviço Escola de Psicologia (SEP) foi criado com a intenção de oferecer ao acadêmico de Psicologia formação profissional de qualidade, contando com uma estrutura física que pensa no seu bem-estar e oportuniza o desenvolvimento de suas habilidades, do pensamento reflexivo sobre suas ações profissionais”, afirma a coordenadora Teresa Cristina Kobayashi, ressaltando que o órgão é integrante dos Núcleos de Saúde, de Organização e de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana.

 São atendidas pessoas com faixa etária maior que 6 anos, em diferentes modalidades, entre as quais: triagem, atendimento psicoterapêutico individual, avaliação psicológica e encaminhamento a especialistas de áreas afins.

 Segundo a professora, além do atendimento psicoterápico realizado no SEP, os terapeutas estagiários realizam atendimento gratuito à comunidade em outras modalidades de prestação de serviço. “Entre elas, o atendimento psicoterápico em instituições externas, realizados em escolas e organizações; atendimento psicoterápico em instituições externas, na modalidade de plantão psicológico; e a triagem psicoterápica realizadas em ações sociais de âmbito municipal, estadual ou nacional”, exemplifica, reforçando que a interação entre o estudo teórico e a aplicação prática comunitária oportuniza ao acadêmico conhecimento crítico reflexivo do contexto onde vive.

 

Por fim, Teresa argumenta que o serviço também funciona como uma forma de chamar mais a atenção da população para a importância da Psicologia. “As pessoas buscam o atendimento psicológico e pedem para continuar no semestre seguinte, mesmo sabendo que poderá haver a substituição do terapeuta-estagiário”, comenta.

 

Com 894 atendimentos realizados apenas no segundo semestre do ano passado, o Serviço Escola de Psicologia (SEP) da Faculdade de Macapá – Fama funciona de segunda a sexta-feira, em dois horários – das 8h30 às 12h e das 14h às 17h –, mediante cadastro presencial com documento de identidade.

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Hellen Cristine

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Ale Chagas
Ale Chagas (11)

estudante e Kpopera de carteirinha

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (4)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (7)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (43)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Luciano Bruno
Luciano Bruno (1)

Apaixonado por Marketing, há 5 anos Gestor de Marketing Digital pela SitesWeb e ToT Marketing. Especializado em Anúncios Pagos na Internet. Jogador de Xadrez Nível Ruím. Pai do Luís Otávio!

Yuri Esteves
Yuri Esteves (1)

Sou o Yuri Esteves, acadêmico de Ed. Fisica, tenho 30 anos e convivo com o transtorno chamado ansiedade e vou tentar relatar como vivo. Quero tentar ajudar as pessoas que também vivem como eu ou estão em situação bem pior, pois pode vim a se tornar um caso de depressão, se a ansiedade não for cuidada ou acompanhada devidamente por psicólogos ou psiquiatras dependendo do grau que você estiver.

Publicidade