Notícias

SESC Amapá realiza vernissage sobre o reconhecimento e influências negras na Amazônia

Em continuidade ao projeto Amazônia das Artes, o SESC Amapá realiza a partir do dia 04 de setembro, às 19h, a Exposição (RE) conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências negras na floresta, da artista Marcela Bomfim (Porto Velho-RO). A entrada será gratuita, sendo a visitação pública de 04 de setembro a 04 de outubro de 2019, de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h.

A exposição fotográfica abrange a busca pessoal pelo (re) conhecimento da artista como mulher negra. As fotografias são frutos dessa busca pessoal, iniciada no ano de 2012, a partir das andanças da artista pela região amazônica e adjacências, registrando quilombos, comunidades tradicionais, movimentos culturais, tradicionais e patrimoniais, manifestações religiosas e outras movimentações ligadas à identidade dos descendentes de africanos que contribuíram tanto para o desenvolvimento da Amazônia, quanto para a formação da identidade e da memória da região.

Projeto Amazônia das Artes

O projeto Amazônia das Artes visa fomentar a produção artística amazônica e proporcionar a desconstrução de fronteiras geográficas e culturais que dificultam a circulação de obras de arte por esta região. O projeto difunde trabalhos nas linguagens de artes visuais, intervenção urbana/performance, artes cênicas, audiovisual, literatura e música.


Sobre a artista

Marcela Bonfim é fotógrafa, formada em Ciências Econômicas (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública (2011) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Desde 2012 se dedica à fotografia, tendo participado do projeto “Reabilitando pela Arte” (2014-15), realizado no sistema prisional de Rondônia; exposições coletivas pelo SESC-RO e Agência Amazônia Real (AM); publicações em revistas e periódicos do ICMBio, Governo de Rondônia (2013-2016), entidades do terceiro setor: Kanindé e Rio Terra; além da dedicação ao fotojornalismo pela Agência de Notícias Amazônia Real (desde 2015), e palestras de difusão sobre o projeto “Amazônia Negra” no Pará – Fotoativa, no Maranhão – Casa de Nhozinho, em Porto Velho – IFRO, Uniron, Museu Palácio da Memória, Tribunal de Justiça, Universidade de Rondônia-Departamento de Sociologia, SESC-RO e escolas públicas.

Visitação Pública: de 04 de setembro a 04 de outubro de 2019, de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Informações e agendamentos de escolas: 3241-4440- Ramal 239.

Colunistas

Ale Chagas
Ale Chagas (11)

estudante e Kpopera de carteirinha

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (4)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (7)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (43)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Luciano Bruno
Luciano Bruno (1)

Apaixonado por Marketing, há 5 anos Gestor de Marketing Digital pela SitesWeb e ToT Marketing. Especializado em Anúncios Pagos na Internet. Jogador de Xadrez Nível Ruím. Pai do Luís Otávio!

Yuri Esteves
Yuri Esteves (1)

Sou o Yuri Esteves, acadêmico de Ed. Fisica, tenho 30 anos e convivo com o transtorno chamado ansiedade e vou tentar relatar como vivo. Quero tentar ajudar as pessoas que também vivem como eu ou estão em situação bem pior, pois pode vim a se tornar um caso de depressão, se a ansiedade não for cuidada ou acompanhada devidamente por psicólogos ou psiquiatras dependendo do grau que você estiver.

Publicidade