Notícias

Subestação Macapá da LMTE recebe quarto transformador de alta voltagem

Equipamento reforçará a segurança de atendimento às cargas para a transmissão de energia no Amapá

Chegou na subestação Macapá, operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), mais um transformador. Agora serão quatro na operação, sendo que dois deles serão usados como reserva.
A logística de transporte do equipamento, que pesa 200 toneladas, envolveu a circulação por cerca de 20km em rodovias, desde o porto de Santana até a Subestação Macapá e também por balsa. A logística do transporte contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar para a escolta.

Em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), Operador Nacional do Sistema (ONS) e demais atores do setor, a LMTE optou por disponibilizar de imediato o equipamento adicional, até que sejam colocados em operação os outros dois novos adquiridos pela companhia e que estão sendo fabricados. O tempo médio para a produção de um novo transformador é de 18 meses. Até o final deste ano, os novos equipamentos deverão ser instalados.
A adoção de quatro transformadores na operação da subestação Macapá leva em consideração que o Amapá está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por apenas uma conexão de chegada. Para uma solução definitiva, a Aneel colocou em consulta pública as regras para leilão de uma nova subestação e uma linha de transmissão de energia no Amapá. O lote deve ser incluído no segundo leilão de transmissão deste ano, cujo edital foi colocado em consulta no fim de abril. O certame está previsto para 17 de dezembro próximo.

Cabe ressaltar que a segurança energética do Estado do Amapá engloba ainda uma cadeia sustentável que vai além da transmissão, incluindo também a geração e a distribuição de energia, bem como o planejamento adequado da necessidade de redundâncias e de gestões sistêmicas capazes de garantir o suprimento de energia.

Informações
Ascom LMTE

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade