Notícias

SVS realiza ação de vacinação contra sarampo em shoppings de Macapá

Foto: Arquivo/Secom

Shoppings de Macapá receberão ação de vacinação gratuita contra o sarampo. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) contará com os técnicos da unidade de imunobiológicos, e em parceria com os centros comerciais participantes, Universidade Federal do Amapá e Faculdade Meta.

Nessa ação, a prioridade é imunizar crianças a partir de 5 anos de idade a adultos com até 59 anos. Devem tomar a vacina pessoas que nunca receberam a imunização ou que estão com a dose incompleta – já que é obrigatório duas doses –, sendo importante a apresentação da carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O sarampo é um agravo que pode levar à morte, mas também pode ser evitado com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

As equipes da SVS estarão nos shoppings da cidade nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, das 17h às 21h.

Dia 5 – Vila Nova Shopping

Dia 6 – Macapá Shopping

Dias 7 e 8 – Amapá Garden Shopping

O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina, já que shoppings têm intenso fluxo diário de pessoas na capital.

Unifap monta posto de vacinação

A Universidade Federal do Amapá também participará das ações contra o sarampo com postos de vacinação montado no campus da instituição.

Estudantes, funcionários e comunidade em geral poderão procurar pela vacina. Os postos estarão abertos nos três turnos, nos dias 4, 5 e 6 de março; funcionando na cantina da universidade, DCET e bloco de enfermagem.

O que é o sarampo?

É uma virose e, como a maior parte das doenças de disseminação respiratória, é bem mais comum no inverno. A doença está bem controlada no Brasil e os casos que aparecem são importados ou secundários a importados.

Atenção aos sintomas: Tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparecem erupções avermelhadas na pele, que iniciam no tronco.

 

 

 

 

Por: Alessandro Veloso

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade