Notícias

Teias da Inovação MCTI traz debate on-line gratuito com foco em Macapá

Evento gratuito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações visa incentivar o empreendedorismo em municípios brasileiros; inscrições estão abertas

 

 

 

 

 

 

O projeto Teias da Inovação MCTI, agora on-line, promove mais um evento gratuito hoje, dia 18. Com o tema “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”, o programa – cujo foco de discussões está em temas tangentes à ciência, inovação e tecnologia –, desta vez, foca na capital amapaense, com debates sobre os desafios e possíveis soluções para o fortalecimento do ecossistema local por meio de conexões e parcerias capazes de transformar a realidade e criar um novo futuro. Apesar do foco regional, interessados de qualquer lugar do Brasil podem se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br.

Os debates desta semana contarão com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). “A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão: Rafael Pontes Lima, Secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Doutor em Educação Matemática pela UFMT/REAMEC e Professor Adjunto do curso de Ciência da Computação e do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica (PROFNIT) da Unifap; Ana Carolina Calçado, Diretora Presidente da Wylinka, atua no desenvolvimento de metodologias e gestão de programas no Brasil e América Latina (identificam o potencial da pesquisa científica e constroem estratégias para promover a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica), é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), com estudos de pós-graduação em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); e Vítor Costa, gerente de Marketing da Startup Proesc.com, membro ativo da Comunidade Tucuju Valley, Líder Local da Comunidade InovAtiva pelo Amapá e Embaixador da Darwin Startup, no Amapá.

Para fazer a mediação, a escolhida foi Evelyn Auzier, que atuou como líder da comunidade no Tucuju Valley com experiência em eventos de inovação e empreendedorismo, foi mentora/embaixadora em eventos como StartupWeekend e Campus Mobile e é Fundadora da Liga de Empreendedorismo da Unifap.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil, e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

 

Edições anteriores

O projeto teve sua quinta edição on-line no dia 6 de agosto. Com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, o programa teve abrangência nacional. Anteriormente, na edição on-line do dia 21 de julho, com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, o programa, focou no município de Juazeiro do Norte (CE). A terceira edição on-line foi também de abrangência nacional, realizada no dia 7 de julho, com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”. O segundo evento transmitido pela web foi em 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A estreia no formato on-line foi duas semanas antes, em 4 de junho, com o tema nacional “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Os três eventos on-line receberam mais de 800 inscrições e chegaram a 107 cidades do Brasil. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas “Communities Meeting – Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together – Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

 

Serviço

“Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”

Data: 18 de agosto, terça-feira

Horário: das 16h às 17h30

Inscrições: http://www.teiasdainovacao.com.br/

Programação:

16h00 – Boas-vindas com Paulo Alvim

16h10 – Abertura Oficial pelo mediadora Evelyn Auzier

16h15 – Apresentação Vítor Costa

16h20 – Apresentação Ana Carolina Calçado

16h25 – Apresentação Rafael Pontes Lima

16h30 – Debate + Quiz

17h05 – Perguntas do público

17h25 – Encerramento

 

Sobre o MCTI

A missão do MCTI é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.

Sobre o CNPq

Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.

 

Fonte: Wgo Comunicação

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (6)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Aline Brito
Aline Brito (9)

Jornalista, assessora de comunicação, apaixonada pela vida e mãe.

Allison Veríssimo
Allison Veríssimo (1)

Allison Veríssimo das Chagas Lobato, filho de Ailson e Verá, Tucuju com muito orgulho, Bacharel em Direito, lutador de Taekwondo aposentado, aprendiz de poeta e um cômico da vida. Para os íntimos, o Tio Alho, para o mundo, apenas um cara feliz e de bem com a vida.

Hellen Cristine
Hellen Cristine (45)

Jornalista, mamãe do Heitor e amante da vida!

Poetas Azuis
Poetas Azuis (3)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade