Notícias

Tribunal de Justiça do Amapá, Anoreg e Conselho LGBT lançam Campanha “Registro Civil de Pessoas Trans? É só ir ao Cartório!”

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexual do Amapá (CELGBT) e Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) lança, amanhã (dia 25), no Plenário do TJAP, às 12 horas, a Campanha “Registro Civil de Pessoas Trans? É só ir ao Cartório!”, que busca ampliar a divulgação da retificação do nome e gênero das pessoas transgêneros diretamente nos cartórios.

Os procedimentos para a mudança foram definidos em regulamentação feita pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2018, e estabelecem que os interessados podem solicitar as alterações nos cartórios de todo o País, sem a obrigatoriedade da comprovação da cirurgia de mudança de sexo, decisão judicial, presença de advogado ou defensor público.

 

De acordo com a juíza Liége Gomes, Corregedora Permanente dos Cartórios Extrajudiciais da Comarca de Macapá, a importância da campanha é para divulgar ainda mais um serviço que passou a ser ofertado nos cartórios extrajudiciais de todo o Estado.

 

“A pessoa trans, para alterar o nome em seus documentos de identificação para o que escolheram precisavam mover ação judicial, muitas vezes com cirurgias de redesignação de sexo, além de muito tempo e dinheiro. Há pouco mais de dois anos isso mudou, e basta ir ao cartório munido de seus documentos e fazer a retificação necessária”, disse a magistrada.

 

Provimento nº 73/2018 do CNJ

Estão autorizadas a solicitar a mudança as pessoas trans maiores de 18 anos ou menores de idade, estes somente com a concordância dos pais. Conforme a regulamentação, podem ser alterados o prenome e agnomes indicativos de gênero (filho, júnior, neto e etc) e o gênero em certidões de nascimento e de casamento (com a autorização do cônjuge).

 

Serviço: Lançamento da Campanha “Registro Civil de Pessoas Trans? É só ir ao Cartório!”

Dia: 25 de novembro (quinta-feira)

Local: Plenário do TJAP – Rua General Rondon, 1295, Centro

Horário: 12 horas

 

– Macapá, 24 de novembro de 2021 –

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Ilziane Launé

Atendimento a imprensa: (96) 98101 2131

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Redação Lado B

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Colunistas

Geek Inclusiva
Geek Inclusiva (8)

Me chamo Alice Caroline, sou deficiente visual, paratleta, apaixonada por atletismo, estudante do ensino médio e amante do mundo geek e dublagem. Inclusão vai além de rampas e placas de escrita braile.

Lemana
Lemana (1)

Centro LEMANA - Lar Espírita Maria de Nazaré, localizado no Macapá-AP. Uma Instituição vinculada a Federação Espírita Brasileira que tem por objetivo principal a prevenção e a posvenção ao suicídio e a assistência aos enlutados e sobreviventes. Existimos desde maio de 2018

Poetas Azuis
Poetas Azuis (4)

Grupo lítero-musical amapaense formado pelos poetas Pedro Stkls e Thiago
Soeiro. Desde 2011 trabalham na divulgação da poesia por meio das
apresentações cênicas e também nas redes sociais. Atualmente o grupo reúne
mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicidade