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Usuários do transporte público em Mazagão agora contam com recarga de cartões de meia-passagem e cidadão

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) continua realizando atendimentos de recarga dos cartões de estudantes e cidadão, no Terminal de ônibus no Mazagão Novo.

A medida foi uma solicitação dos estudantes de Mazagão e fruto de uma parceria com a empresa Lira de Ouro. O atendimento é das 8h às 12h. No caso do cartão cidadão, ele será entregue gratuitamente, bastando que a primeira recarga seja de no mínimo R$ 50.

Mazagão faz parte da Região Metropolitana de Macapá desde 2016, através de lei de autoria do ex-deputado Pedro DaLua, e com isso passou a ter direito também aos benefícios de meia-passagem aos estudantes e cartão cidadão, para quem não utiliza vale transporte.

A popularização dos cartões magnéticos no transporte público é uma medida que reduz custos e também evita circulação de dinheiro em espécie, um dos atrativos para assaltos a ônibus.

Bilhetagem e QR Code

Macapá deu um passo importante para a modernização do transporte público da cidade. Em parceria com a Empresa 1, o Setap investiu em tecnologia para otimizar as operações e aperfeiçoar o sistema de bilhetagem, que passará a operar com validadores online.

O processo de modernização inclui a troca por validadores no modelo SPX710, com conexão 4G que permitirá a comunicação online com o veículo e outros dispositivos embarcados. Uma das grandes vantagens operacionais desse modelo é que ele possibilita o envio de comandos para os veículos tais como: abertura e fechamento de turno e viagem, reset de equipamentos, atualização de tabelas e a coleta dos dados da bilhetagem.

Os novos validadores também contarão com a funcionalidade AVL, que permite o envio periódico das informações de posicionamento, velocidade do veículo e demais dados derivados da geolocalização. o validador facilita a gestão da frota e a realização de operações associadas à localização dos veículos sem a necessidade de um equipamento externo.

Para a população, uma das grandes novidades será a introdução do pagamento da tarifa via QR Code direto no validador. O objetivo é contribuir para a redução do dinheiro embarcado e dar mais flexibilidade para que o usuário tenha acesso ao crédito do transporte, já que o ticket pode ser emitido em terminais de autoatendimento, POS e em aplicativos. Falando em flexibilidade, a rede de venda do crédito, que já conta com recarga digital via parceria com a RecargaPay, também será ampliada por meio do autorizador de transações da Empresa 1.

Além da modernização da bilhetagem, o sistema de biometria facial para monitoramento de fraudes no cartão de transporte, o Sigom Vision, também receberá uma atualização evolutiva em 150 câmeras.

A Empresa 1 é parceira de longa data do Setap e desde 2002 fornece as tecnologias para o sistema de bilhetagem de Macapá. O projeto de modernização é resultado da percepção dos operadores de que, mesmo diante do cenário complexo em que estamos, o investimento em melhorias no transporte público é uma solução viável, principalmente a médio e longo prazos, e da segurança que foi construída ao longo desses anos de parceria.

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